Destaque Ponta Grossa

Secretária de segurança fala sobre testes com câmeras corporais em guardas municipais

O teste será conduzido com 10 câmeras onde serão acopladas nos coletes dos guardas e enviarão imagens em tempo real para a central de monitoramento

Na entrevista de hoje ao portal BNT, a secretária municipal de cidadania e segurança pública de Ponta Grossa, Tânia Sviercoski contou detalhes sobre o teste envolvendo o uso de câmeras corporais por agentes da Guarda Civil Municipal (GCM), com início previsto para março.

Segundo Tânia, o teste terá duração de 90 dias, durante os quais serão avaliadas as funcionalidades das câmeras e seu desempenho. Após esse período, caso as câmeras atendam às expectativas tanto dos guardas municipais quanto do monitoramento em si, o serviço será contratado.

E reforçou “Nós temos como norte [na secretaria] a transparência e nada melhor para demonstrar essa transparência, do que essas bodycam, que vai mostrar toda a ação dos guardas. Importante destacar que não há forma de o guarda desligar essa câmera sem que isso emita um alerta em nossa central de monitoramento, é um equipamento muito seguro”.

Relembre: Guardas municipais de PG começam testes com câmeras corporais em março

Inicialmente, o teste que começa em março, será conduzido com 10 câmeras onde serão acopladas nos coletes dos guardas e enviarão imagens em tempo real para a central de monitoramento. Isso permitirá que as abordagens e situações sejam acompanhadas pelas equipes em tempo integral, proporcionando mais segurança tanto para os munícipes quanto para os próprios guardas.

Tânia ressaltou que caso as câmeras sejam aprovadas no teste, após uma análise prévia, será disponibilizado pelo menos uma câmera por equipe, onde será identificado quais equipes terão maior necessidade de utilizar o equipamento.

CONTRATAÇÕES

Além disso, a secretária falou sobre a contratação de 100 novos guardas municipais. Segundo ela, haverá um período de formação dos profissionais, com exigência de 550 horas de curso concluídas antes de irem para as ruas. A previsão é de que todo o processo de contratação e treinamento seja finalizado até o final do primeiro semestre deste ano, para que os novos guardas estejam prontos para suas funções o mais breve possível.

Confira abaixo a entrevista completa:


    Lucas Portela

    Lucas Portela

    Lucas é jornalista formado em Bacharel pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa.

    Graduado desde 2021, possui experiência com redação em portais de notícia, trabalhou nos bastidores de uma emissora de TV local, se aventurou como produtor audiovisual em uma agência de publicidade, já estagiou como assessor de imprensa na Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa e atualmente exerce o cargo de jornalista redator no portal Boca no Trombone.

    Comentar

    Clique aqui para comentar

    BNT Vídeos

    Quer receber as Newsletter BnT?

    Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone