O futebol masculino brasileiro está fora da próxima edição dos Jogos Olímpicos, que serão disputados em Paris, na França, em julho de 2024.
A ausência do Brasil, atual bicampeão na modalidade (na Rio 2016 e em Tóquio 2020), foi confirmada na noite deste domingo (11), após derrota de 1 a 0 para a Argentina no estádio Brígido Iriarte, em Caracas.
Como o Pré-Olímpico oferece apenas duas vagas para os Jogos de Paris, o Brasil permaneceu sem possibilidades de garantir a classificação após ser superado pelos hermanos. A vitória da Argentina foi garantida graças a um gol de cabeça de Gondou, marcado aos 32 minutos do segundo tempo.
Com isso, a equipe de Ramon Menezes ficou na 3ª posição, com apenas 3 pontos. Já a Argentina alcançou 5 pontos, ocupando a liderança e confirmando a classificação para Paris.
O outro jogo será do Paraguai (com 4 pontos) e Venezuela (1 ponto). Um empate garante a classificação do Paraguai para Paris, já a Venezuela precisa vencer, com pelo menos 3×0 no placar, para ir as Olimpíadas.
Esta é a primeira vez nos últimos 20 anos que o Brasil fica fora de uma edição dos Jogos Olímpicos, após a ausência em Atenas em 2004. Agora, a CBF discute o futuro de Ramon Menezes, responsável pela desclassificação nas Olimpíadas e por vexames na Seleção principal, quando foi derrotada por Marrocos e Senegal no início de 2023.
Leia também: Casa do Artesão celebra o Carnaval com respeito à mulher e homenagem a Corina Portugal