Política

Senado analisa nesta quarta (25) projeto que amplia número de deputados federais

votação Boca no Trombone votação
Agência Senado
A proposta (PLP 177/2023), de autoria da deputada Dani Cunha (União-RJ), será analisada em sessão deliberativa marcada para as 14h

Está na pauta do Senado nesta quarta-feira (25) o projeto de lei complementar que amplia de 513 para 531 o número de cadeiras na Câmara dos Deputados. A proposta (PLP 177/2023), de autoria da deputada Dani Cunha (União-RJ), será analisada em sessão deliberativa marcada para as 14h. O relator no Senado é o senador Marcelo Castro (MDB-PI), mas o parecer ainda não foi divulgado.

O projeto foi incluído na pauta após aprovação de urgência na semana passada. Já aprovado pela Câmara dos Deputados em maio, o texto redistribui vagas com base no crescimento populacional de alguns estados, sem reduzir o número de representantes de outras unidades da Federação.

Na justificativa, o relator da proposta na Câmara, deputado Damião Feliciano (União-PB), argumentou que aplicar o cálculo proporcional previsto na Constituição poderia resultar na redução de bancadas em alguns estados, o que traria prejuízos políticos e financeiros para essas regiões. A Constituição estabelece que nenhum estado pode ter menos de 8 representantes e que o mais populoso (São Paulo) terá, no máximo, 70.

Com a nova configuração, nove estados devem ganhar entre 1 e 4 cadeiras na Câmara:

Amazonas: +2 deputados

Ceará: +1 deputado

Goiás: +1 deputado

Minas Gerais: +1 deputado

Mato Grosso: +2 deputados

Pará: +4 deputados

Paraná: +1 deputado

Rio Grande do Norte: +2 deputados

Santa Catarina: +4 deputados

A proposta é uma resposta ao alerta do Supremo Tribunal Federal (STF), que em 2023 cobrou a atualização da distribuição das vagas conforme a população de cada estado. A última revisão foi feita em 1994, com base no Censo de 1985. O prazo dado pelo STF termina no próximo dia 30 de junho, o que acelerou a tramitação no Congresso.

A inclusão do projeto na pauta do Senado foi feita a pedido do presidente da Câmara, Hugo Motta, segundo informou o presidente do Senado, Davi Alcolumbre.

Fonte: Agência Senado

Leia também Senado vota novo Código Eleitoral com regras para redes sociais

Luis Carlos Pimentel

Luis Carlos Pimentel

Comentar

Clique aqui para comentar

Web Stories

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

[sibwp_form id=2]
google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

📢 GCM detalha operação que acabou em quatro prisões em Ponta Grossa 📢 INSS inicia ressarcimento de descontos ilegais a partir do dia 24! 📢 Ele detalhou o pacote com correção do IPTU, renegociação de R$ 303 milhões em dívidas e medidas para adequar PG à reforma tributária. 📢 POSTO MAHLE REAL E SUAS NOVIDADES, MUDANÇAS E INOVAÇÕES PARA O SEGUNDO SEMESTRE 2025 📢 Reserva recebe investimentos em infraestrutura, saúde e lazer: prefeito detalha ações 📢 Agroleite 2025: nova estrutura e expectativa de R$ 500 milhões em negócios 📢 Cursinho social Aprova oferece 20 vagas gratuitas para jovens de Ponta Grossa