Servidores em greve do Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Telêmaco Borba vão promover uma aula aberta neste fim de semana. A ação acontecerá no sábado, das 9h às 12h, na Avenida Horácio Klabin, em frente à agência do Banco do Brasil, no centro da cidade. A aula, que pode ser acompanhada por qualquer pessoa que passar pelo local, terá como tema “A inflação e o direito do trabalhador ao reajuste salarial”.
O assunto está diretamente ligado às demandas de professores e servidores técnicos do IFPR junto ao governo federal. No caso dos professores, a categoria reivindica recomposição salarial (22,71% divididos em três parcelas iguais de 7,06% em 2024, 2025 e 2026), equiparação dos reajustes dos auxílios (alimentação, saúde e creche) equiparado aos dos demais Poderes, atendimento do Piso Nacional do Magistério, e Revogação da Portaria 983, que trata sobre a reestruturação da carga horária docente.
Leia também: Responsável de clínica de estética interditada em Castro atuava há dois anos de forma irregular
Para os servidores técnicos, as reivindicações envolvem reestruturação da carreira, recomposição salarial (cerca de 34% divididos em três parcelas iguais de 10,34% em 2024, 2025 e 2026), equiparação dos reajustes dos auxílios de acordo com os demais Poderes, e regulamentação do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) para a categoria.
Todos os cálculos envolvem as perdas salariais do governo Temer até o final do governo atual.
Cerca de 70% dos servidores do campus seguem em greve desde o dia 25 de março. O IFPR de Telêmaco Borba atende cerca de mil estudantes do ensino médio e ensino superior do município e região.