#VCcomaBNT Destaque

Socorrista do SAMU alerta banhistas após sofrer queda de três metros no Rio São Jorge

O profissional pede apoio do portal BNT para alertar turistas e banhistas sobre os perigos de se banhar em rios e cachoeiras com pedras próximas à água

Um socorrista do SAMU vivenciou momentos de perigo ao sofrer uma queda de três metros de altura enquanto estava em passeio no Rio São Jorge, em Ponta Grossa no feriado de ontem (1º). O incidente ocorreu próximo à famosa cachoeira, onde pedras lisas e escorregadias apresentam riscos aos que decidem subir nelas para ter uma melhor visão da queda das águas.

O socorrista, que não precisou de atendimento de urgência, foi resgatado por familiares e amigos após cair em um poço de água de aproximadamente 2 metros de profundidade. Mesmo após bater a cabeça em uma das pedras e sofrer ferimentos nos braços, costelas e pés, ele relata não se lembrar como caiu e como foi socorrido.

Com o corpo dolorido e em processo de recuperação em casa, o socorrista planeja uma consulta médica para avaliar sua condição. Seu primo registrou em vídeo o exato momento da queda, e agora, o profissional de resgate pede apoio do portal Boca no Trombone para alertar turistas e banhistas sobre os perigos de se banhar em rios e cachoeiras com pedras próximas à água, especialmente quando estas estão escorregadias devido a musgo e água.

No caso específico do Rio São Jorge, a vegetação próxima à cachoeira é composta de mata fechada e desfiladeiros de rochas constantemente molhadas pela água que é pulverizada pela cachoeira, tornando as pedras verdadeiros “sabonetes”. O alerta visa prevenir acidentes e proteger crianças, idosos e adultos que frequentam esses locais.

CUIDADOS

  • Muitas pedras em rios e cachoeiras podem estar cobertas por musgo, tornando-as escorregadias. Teste a aderência antes de se movimentar e evite áreas com pedras lisas.
  • Calçados com solado antiderrapante proporcionam maior segurança ao caminhar sobre as pedras. Evite calçados escorregadios, como chinelos ou sandálias sem aderência.
  • Avalie a força da correnteza antes de entrar na água. Evite áreas com correntezas fortes, pois podem dificultar o equilíbrio.
  • Saltar de grandes alturas pode resultar em lesões graves. Avalie profundidade e obstáculos submersos antes de pular.
  • Pedras, troncos e outros objetos submersos podem representar riscos. Caminhe com cautela e evite áreas desconhecidas.

Confira abaixo o vídeo registrado da queda:

Leia também: Motociclista colide com ônibus e fica ferido em PG


Lucas Portela

Lucas Portela

Lucas é jornalista formado em Bacharel pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa.

Graduado desde 2021, possui experiência com redação em portais de notícia, trabalhou nos bastidores de uma emissora de TV local, se aventurou como produtor audiovisual em uma agência de publicidade, já estagiou como assessor de imprensa na Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa e atualmente exerce o cargo de jornalista redator no portal Boca no Trombone.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone