O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) anuncia nesta quinta-feira (16) o desempenho na segurança alimentar das crianças do Estado por meio de ensaios laboratoriais que certificam a qualidade da alimentação escolar e do leite distribuído à famílias em situação de vulnerabilidade pelo Programa Leite das Crianças.
No âmbito escolar, o Tecpar, em parceria com o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), realiza análises de conformidade nos produtos antes de serem encaminhados às instituições de ensino. Esse processo envolve testes de qualidade que asseguram a segurança alimentar de aproximadamente um milhão de alunos em mais de duas mil escolas estaduais. De acordo com o Tecpar, em 2024 a taxa média de aprovação dos alimentos foi de 88%.
Em Ponta Grossa, o Núcleo Regional de Educação (NRE/PR) destaca que os lotes de alimentos industrializados recebidos nos colégios são enviados para amostra, garantindo a segurança alimentar. As escolas também contam com o trabalho de nutricionistas, com o objetivo de melhorar o armanezamento e manipulção dos alimentos.
No Programa Leite das Crianças, os laboratórios do Tecpar monitoram os níveis de vitamina A e ferro no leite integral pasteurizado distribuído gratuitamente. A iniciativa, promovida pelo Governo do Paraná, atende crianças de seis a 36 meses em situação de vulnerabilidade, contribuindo para o combate à desnutrição infantil.
*Com informações da Agência Estadual de Notícias
Veja também: Brasil reduz número de crianças e jovens abaixo da linha da pobreza