Seguem abertas até quarta-feira (10), na Secretaria de Turismo de Tibagi, as inscrições para participar do curso gratuito ‘Condutor de Turismo de Aventura’. Para participar, os interessados devem ter no mínimo 18 anos e ensino médio completo. Oferecido pela secretaria, o curso serve para quem deseja planejar, desenvolver e conduzir grupos em atividades de aventura, tanto em meios naturais quanto artificiais, aplicando técnicas de gestão de risco e segurança, bem como zelando pelo bem-estar dos turistas.
A reportagem do Portal BnT conversou com a gerente de turismo do Setur Tibagi, Simone Gonçalves Rodrigues. Ela conta que o curso acontece de 15 de julho a 30 de outubro, das 19 horas às 22 horas, de segunda à sexta-feira e os alunos vão aprender quatro disciplinas.
“1° reconhecer as principais modalidades do turismo de turismo; 2°elaborar roteiros e trilhas para visitação de áreas naturais; 3° recepcionar, orientar e conduzir os turistas durante o processo de visitação em atividades de aventura e 4° Projeto Integrador Condutor de Turismo de Aventura. O curso é gratuito e cada haverá uma pasta com material de escritório e apostila para o aluno”, disse Simome.
Sobre o número de vagas, a gerente explica que “mínimo de 10 alunos para fechar a turma e máximo de 35 participantes”. Sobre a expectativa de inscritos, Simone acredita que espera participação dos empreendedores do segmento turístico “como operadoras/agências de turismo, atrativos privados e hotéis fazenda, que possuem condutores de visitantes que já atuam e necessitam se especializar, e outros interessados que tem interesse em atuar com a condução em áreas naturais. Nossa expectativa é fechar o número mínimo de participantes com o envolvimento dos empresários ligados ao turismo”. O curso vai acontecer no Sindicato Rural de Tibagi e será teórico e prático, com exercícios em sala e saídas no campo.
Por fim, a gerente Simone destacou que o atrativo alavancador de Tibagi é o Parque Estadual do Guartelá com o maior cânion do Brasil em extenção. “Além dele a Fenda do Nick, as cachoeiras do Barreiro, Salto Puxa Nervos e Santa Rosa, e a atividade do Rafting no Rio Tibagi são atrações que também são cartões postais de Tibagi.
Tibagi é a Capital Paranaense do Esporte de Aventura, destacando-se na canoagem e vôo livre, e também é conhecida como a Cidade do Diamante em nosso Estado. Possui um importante Museu Histórico que conta este ciclo econômico no Município, além do tropeirismo, festas populares e religiosas. Temos a tradição do melhor carnaval do interior do Paraná e também uma peregrinação religiosa da Santa Pastorina que atrais fieis da cidade e da região”.
A secretaria também está oferecendo um curso gratuito sobre Estratégias de Vendas Aplicadas ao Turismo Local. O curso é voltado para profissionais que desejam aprimorar suas habilidades e aumentar as vendas de serviços turísticos.
Mais informações e inscrições podem ser feitas pelo WhatsApp da Setur: (42) 9 8832-1849.
Leia também: Clínica de hemodiálise é reativada em Castro e atendimento começa no dia 10 de julho