Destaque Ponta Grossa

Trabalhadoras dão ultimato para empresa que deve pagamentos de benefícios

Reunião aconteceu na sede do Siemaco de Ponta Grossa
Reunião aconteceu na sede do Siemaco de Ponta Grossa
Na discussão foi estipulado que caso os pagamentos não sejam feitos até o dia 26 de abril de 2023 (quarta-feira), as trabalhadoras irão entrar em greve.

Trabalhadoras terceirizadas da empresa SPX, que atuam em escolas municipais, foram até a sede do Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação (Siemaco) de Ponta Grossa conversar com o sindicato e um representante da SPX para resolver o problema sobre os pagamentos dos vales-alimentação que estão atrasados. A reunião aconteceu na tarde desta quinta-feira (20).

Na discussão foi estipulado que caso os pagamentos não sejam feitos até o dia 26 de abril de 2023 (quarta-feira), as trabalhadoras irão entrar em greve. Em caso de greve, serviços feitos por parte das trabalhadoras em escolas e CMEIs da cidade serão paralisados.

Segundo a ata da reunião redigida pela advogada do Siemaco Dra. Andressa Souza Fernandes, a empresa alega que houve mudanças na categoria tributária, e por isso passaram a recolher mais tributos. Isto causou um desequilíbrio no caixa da empresa. Além disto, a SPX explica que fez uma tentativa de realocar o contrato com a prefeitura de Ponta Grossa que tinha vencido, mas a questão só foi resolvida hoje (20).

Leia também:
Trabalhadoras terceirizadas exigem pagamentos de benefícios atrasados

O contrato havia sido encerrado no dia 13 de março de 2023 e o município não teria repassado todo o valor devido para a empresa. Devido a esses fatores, a SPX teria feito os pagamentos dos salários, mas não teria conseguido pagar os vales de alimentação.

Entretanto, na sessão da Câmara de Vereadores da última quarta-feira (19), o vereador líder do governo da prefeitura na Câmara Júlio Kuller afirmou que todos os pagamentos por parte da prefeitura foram feitos para a empresa SPX.

A empresa disse que o reajuste do data-base 2023 no mês de maio, inclusive com os valores retroativos de fevereiro, março, e abril de 2023 serão destinados para as trabalhadoras, afim de pagar as dívidas.

O contrato da empresa foi prorrogado por 6 meses em acordo com a prefeitura.


Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG Entenda sobre a Central de leitos no PR Impacto de Trump no Brasil Qual é o objetivo do JOIA