Neste sábado (09), 137 mulheres profissionais da limpeza de Ponta Grossa e região, terão a oportunidade única de vivenciar um momento especial no Dia Internacional da Mulher. Elas serão parte de um grupo de 1.500 trabalhadoras que visitarão as majestosas Cataratas do Iguaçu, um dos destinos mais icônicos do Brasil.
Organizado pela Feaconspar-PR e Siemaco (Federação e Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação), com apoio de diversas entidades e empresas, o evento promete oferecer às participantes uma experiência memorável e enriquecedora.
O Siemaco Ponta Grossa estará representado por 137 mulheres, das quais 80 são de Ponta Grossa, 15 de Palmeira, 22 de Telêmaco Borba e 20 de Guarapuava. A programação começará cedo, com um delicioso café da manhã, antes de iniciar o passeio pelas deslumbrantes Cataratas do Iguaçu.
A presidente do Siemaco Ponta Grossa, Maria Donizeti Teixeira Alves contou com orgulho sobre a realização da 30ª edição do evento, que considera importante para celebrar e lembrar da luta pela igualdade de direitos, em especial das trabalhadoras de anseio e conservação. Ouça abaixo:
Para muitas dessas mulheres, será a primeira vez que poderão contemplar pessoalmente a deslumbrante paisagem das Cataratas do Iguaçu, que até então conheciam apenas pela televisão. Originárias de diferentes cidades, como Ponta Grossa, Palmeira, Telêmaco Borba e Guarapuava, elas viajarão longas distâncias de ônibus para chegar ao Parque Nacional do Iguaçu.
Além da visita às Cataratas, a programação inclui atividades como atendimento jurídico e médico, orientação para qualificação profissional e encaminhamento de emprego, tudo de forma gratuita. À noite, as trabalhadoras poderão desfrutar de palestras, sorteios e um animado baile.
Essa iniciativa não só celebra o Dia Internacional da Mulher, mas também reconhece o papel fundamental desempenhado por essas mulheres no setor de asseio e conservação do Paraná. Muitas delas são chefes de família e enfrentam desafios diários, apesar de receberem um dos maiores pisos salariais para suas funções no Brasil.
O presidente da Feaconspar, Manassés Oliveira, destaca que esse evento é uma forma de homenagear as trabalhadoras da categoria e marcar os 30 anos de celebração do Dia Internacional da Mulher.
Leia também: Campos Gerais é destaque no maior evento de turismo do Paraná