A partir desta quinta-feira (29), o sistema de transferências via DOC (Documento de Ordem de Crédito), será encerrado definitivamente pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Os bancos puderam oferecer a modalidade até o último dia 15 de janeiro, com a possibilidade de agendamento das transferências até hoje.
As instituições também deixaram de oferecer a Transferência Especial de Crédito (TEC), que são operações realizadas exclusivamente por empresas para o pagamento de benefícios a funcionários.
Criado em 1985 pelo Banco Central, o DOC perdeu espaço para formas mais rápidas e mais baratas de transferência de recursos, principalmente após o lançamento do PIX, em novembro de 2020.
Levantamento feito pela Febraban mostra que as transações via DOC no primeiro semestre de 2023 somaram 18,3 milhões de operações, apenas 0,05% do total de 37 bilhões de operações feitas no ano. O DOC ficou bem atrás dos cheques, TED, boleto, cartões de débito e de crédito e do PIX, escolha preferida dos brasileiros.
Tanto na TEC quanto no DOC o valor máximo das transações era permitido até R$ 4.999,99.
*Com informações Agência Brasil
Leia também: Polícia Civil indicia suspeito de dois furtos em Carambeí