De acordo com a nova edição do World University Ranking (WUR), da empresa britânica Times Higher Education (THE) – especialista em dados do Ensino Superior –, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) registrou uma nota de 26,5 na categoria ‘Perspectiva Internacional’, um ponto a mais que a do ranking internacional anterior.
A instituição apresentou melhora em outras categorias, que são as de ‘Ensino’, ‘Ambiente’ de ‘Pesquisa e Indústria’. Os dados publicados são referentes ao ano de 2023 que classificou 2.092 instituições de ensino superior de 115 países, sendo 61 universidades do Brasil, entre públicas e privadas.
De acordo com a metodologia da consultoria, cada instituição é avaliada a partir de 18 indicadores de desempenho, que compõem cinco categorias de notas: ensino, ambiente de pesquisa, qualidade de pesquisa, perspectivas internacionais e relação com a indústria.
Considerando somente o primeiro índice dessa lista, que avalia especificamente a qualidade do ensino, as quatro estaduais paranaenses estão entre as 30 melhores universidades brasileiras. A Universidade Estadual de Londrina (UEL) ocupa a 17ª posição, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) a 19ª, a Unioeste a 27ª e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) a 30ª.
Nesta edição, a THE classificou a UEPG em 37º lugar no indicador que analisa a perspectiva internacional, sendo a mais bem avaliada neste critério entre as instituições que compõem o Sistema Estadual de Ensino Superior do Paraná.
Nesse tópico, são considerados aspectos como a proporção de professores estrangeiros em relação ao total de docentes das instituições, a porcentagem de alunos estrangeiros matriculados e a quantidade de publicações acadêmicas realizadas em colaboração com instituições de outros países.
Leia também: Produção de grãos no Brasil terá crescimento recorde de 8,3%, prevê Conab