Ponta Grossa

UEPG é destaque em internacionalização

Design sem nome (52)
André Salamucha/RPC
A Universidade cresce em ranking internacional e é a mais bem avaliada no critério internacionalização entre as instituições paranaenses de Ensino Superior

 De acordo com a nova edição do World University Ranking (WUR), da empresa britânica Times Higher Education (THE) – especialista em dados do Ensino Superior –, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) registrou uma nota de 26,5 na categoria ‘Perspectiva Internacional’, um ponto a mais que a do ranking internacional anterior.

 A instituição apresentou melhora em outras categorias, que são as de ‘Ensino’, ‘Ambiente’ de ‘Pesquisa e Indústria’. Os dados publicados são referentes ao ano de 2023 que classificou 2.092 instituições de ensino superior de 115 países, sendo 61 universidades do Brasil, entre públicas e privadas.

 De acordo com a metodologia da consultoria, cada instituição é avaliada a partir de 18 indicadores de desempenho, que compõem cinco categorias de notas: ensino, ambiente de pesquisa, qualidade de pesquisa, perspectivas internacionais e relação com a indústria.

 Considerando somente o primeiro índice dessa lista, que avalia especificamente a qualidade do ensino, as quatro estaduais paranaenses estão entre as 30 melhores universidades brasileiras. A Universidade Estadual de Londrina (UEL) ocupa a 17ª posição, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) a 19ª, a Unioeste a 27ª e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) a 30ª.

 Nesta edição, a THE classificou a UEPG em 37º lugar no indicador que analisa a perspectiva internacional, sendo a mais bem avaliada neste critério entre as instituições que compõem o Sistema Estadual de Ensino Superior do Paraná.

 Nesse tópico, são considerados aspectos como a proporção de professores estrangeiros em relação ao total de docentes das instituições, a porcentagem de alunos estrangeiros matriculados e a quantidade de publicações acadêmicas realizadas em colaboração com instituições de outros países.

Leia também: Produção de grãos no Brasil terá crescimento recorde de 8,3%, prevê Conab


Gabriela Oliveira

Gabriela Oliveira

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Agenda Cultural (outubro de 2024) Delegada Claudia Kruger fala sobre prisão de Guia Espiritual em PG Prefeita de Carambei avalia seu mandato Desafios de Piraí do Sul Gastos na campanha eleitoral em Ponta Grossa Influência do Joce Nova eleição em PG