Esportes

UEPG realiza os 69º Jogos Estudantis da Primavera

Vôlei-de-quadra-masculino-William-Clarindo-JEPs-10-scaled
Assessoria UEPG
Os Jogos Estudantis da Primavera reúnem 6 mil atletas em Ponta Grossa com competições em 19 modalidades, promovendo esporte e integração até o domingo (29)

A chama do espírito esportivo está acesa durante toda a semana na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Até este domingo (29), acontece a 69ª edição dos Jogos Estudantis da Primavera (Jeps). Estudantes de nível fundamental, médio e superior da região competem em 19 modalidades e mostram que o esporte e o lazer podem caminhar juntos.

De forma coletiva ou individual, as modalidades deste Jeps foram Atletismo; Basquetebol; Basquete 3×3; Beach Tennis; Ciclismo; E-sports Fifa; E-sports LOL; Futebol; Futebol Society; Futsal; Handebol; Judô; Natação; Skate; Taekwondo; Tênis de Mesa; Voleibol; Vôlei de Areia; Xadrez. Foram 6021 inscritos, entre atletas e dirigentes, de 115 instituições e 21 municípios. Organizado pela Coordenadoria de Desportos Recreação (CDR), o evento tem o objetivo principal de promover o esporte, conforme destaca o chefe do CDR, Rodolfo Dellagrana. “Buscamos envolver a população de Ponta Grossa, não só os atletas, mas os familiares e até o comércio, no sentido de promover a prática esportiva”. O que importa, no fim de tudo, é que os estudantes continuem praticando esportes, mesmo depois de saírem das competições, explica Dellagrana. “Com isso, os Jeps mantêm a saúde e o bem-estar físico e social dos atletas”.

Competições

Debaixo de um sol a pino, Vinícius Modesto Rodrigues correu com toda a energia. O estudante do Colégio Agrícola Augusto Ribas competiu nos 800 metros e relata uma rotina de treinos intensos. “Foi um desafio aliar minha rotina de estudos com os treinos, então eu avalio que fui muito bem na competição, e assim a gente vai melhorando a cada dia”. A poucos metros da pista de atletismo, onde Vinícius corria, estava Matheus Henrique, do Colégio Estadual Nossa Senhora das Graças. Ele e seu time tinham acabado de ganhar por 1×0 do jogo de Futsal. “Sensação muito boa conseguir sair com a vitória, pois foi difícil conseguir uma classificação nessas primeiras etapas, mas aqui estamos, mantendo a cabeça erguida”, comemora. Não teve como esquecer a gratidão ao primeiro treinador pela vitória. “Eu dedico ao meu professor Luís, que morreu há três anos pela Covid-19. Foi ele que me incentivou a representar o colégio em diversos jogos. Eu também jogo muito pelo incentivo da minha família e dar orgulho a eles me incentiva a ser um bom atleta”.

Leia mais: Inscrições para o vestibular da UEPG encerram na próxima segunda-feira

Manobras radicais, velocidade e muito incentivo de um pai orgulhoso. Enquanto a pequena Ana Júlia Machado Barbosa, de 10 anos, fazia o percurso e as tricks que a consagraram campeã do grupo II feminino do skate, no domingo (22), o pai filmava, gritava palavras de incentivo e se emocionava com a evolução da filha. Ela pratica skate há 3 anos, sob a influência de uma vida toda do pai, que também é skatista. “Eu adorei, estou muito feliz”, contou, exibindo feliz o troféu e a medalha.

Os Jeps são velhos conhecidos do judoca Duncan Urban. Ele, que é acadêmico de Licenciatura em Ciências Biológicas e representou a Atlética Hunters, ficou com a medalha de prata na categoria acima de 100kg no grupo III masculino. “Estou bem feliz com o resultado”, comemorou. Duncan é atleta desde a infância e só parou por conta de uma lesão no joelho, em 2020. “Eu gosto muito dos Jogos da Primavera, porque não abrange só nossa cidade, mas também outros lugares. É uma oportunidade para os atletas daqui e para os de fora, para testar habilidades, para competir e também para incentivar o esporte”, diz. O veterano dos tatames mostra que os ensinamentos do “caminho suave” fizeram a diferença: “No judô, a gente prega o respeito. Nós dizemos Arigatô gozaimashita, que quer dizer obrigado por me ensinar. Você respeita quem é mais novo, e também quem é mais velho, quem veio antes”.

Os Jogos são carregados de lições de aprendizado para os atletas, com ensinamentos sobre disciplina, respeito e equilíbrio. Quem traz este relato foram os competidores de Taekwondo, que se enfrentaram no domingo (22), no ginásio do Colégio Sagrada Família- São José. Melanie Luize de Lima, de 14 anos, pratica a modalidade há um ano e vem colecionando medalhas e  participações em torneios como os Jeps, onde recebeu a medalha de ouro. “Me  tornei uma pessoa mais paciente, passei a respeitar mais os outros. Minhas notas na escola também melhoraram. Me identifiquei com o taekwondo desde que comecei a praticar e hoje vejo como ele me ajudou”, comenta a atleta. Além de atividade física e exercício de disciplina, o Taekwondo, arte marcial coreana, aproxima os participantes, como relata João Abreu, que assistia à luta de seu filho Natan. “É um exercício que faz bem para o corpo, a mente e a alma. Eu trabalho o dia inteiro e o Natan está na escola, então os treinos são o momento em que estamos mais próximos”.


Das assessorias

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Agenda Cultural (outubro de 2024) Delegada Claudia Kruger fala sobre prisão de Guia Espiritual em PG Prefeita de Carambei avalia seu mandato Desafios de Piraí do Sul Gastos na campanha eleitoral em Ponta Grossa Influência do Joce Nova eleição em PG