Destaque Ponta Grossa

UEPG recebe autorização para abertura de dois novos cursos de doutorado

/home/bntonline/public_html/wp-content/uploads/articles/59f41641d217dad0a124abde8b0b1532.jpg
Governo federal aprova nove novos cursos de doutorado em universidades estaduais do Paraná, incluindo áreas como Ciências da Saúde e Bioenergia.

O governo federal, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), aprovou mais nove cursos de doutorado nas universidades estaduais do Paraná.

As novas ofertas são Ciências da Saúde; Estudos de Linguagem; Psicologia, Ciências Sociais e o curso de Bionergia, que será ofertado em rede em cinco universidades estaduais. A lista com os novos doutorados aprovados foi divulgada na terça-feira (29), após parecer emitido pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da Capes.

Todos os doutorados aprovados são de programas que já ofertam mestrado na mesma área. A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) teve a aprovação de dois novos cursos, em Estudos da Linguagem e Ciências da Saúde. A Universidade Estadual de Londrina (UEL) terá o doutorado em Psicologia, e a Universidade Estadual de Maringá (UEM) passa a ofertar também o curso na área de Ciências Sociais.

Leia também: Congresso ADM 2023 explora o universo das cidades inteligentes

O curso de doutorado em Bioenergia é realizado em rede com associação de seis universidades – UEL, UEM, UEPG, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Além das seis instituições de ensino superior, o Programa tem como parceiros a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unicentro, Marcos Ventura Faria, explica que a Bioenergia é uma áreas de destaque no cenário nacional. “O doutorado em Bioenergia é um curso bastante importante porque já existe a demanda uma vez que já ofertamos o mestrado há algum tempo. Esse curso trará um fortalecimento muito grande para a área, já que é um dos temas prioritários em nível estadual e nacional”, disse.

Ao todo, 36 instituições públicas e privadas ofertam 652 cursos de mestrado e doutorado no Paraná. A rede pública estadual de ensino superior totaliza 328 cursos com centenas de possibilidades para pesquisas acadêmicas. As sete universidades estaduais reúnem mais da metade dos cursos de pós-graduação Stricto sensu ofertados no Paraná.

OUTRAS IES – Na mesma lista aprovada pela Capes há outros dois cursos de mestrado aprovados no Paraná. O Instituto Federal do Paraná, Câmpus Palmas, ofertará o curso de Ambientes Saudáveis e Sustentáveis; e a Universidade Tuiuti do Paraná recebeu a aprovação do curso de mestrado em Odontologia.

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Elizabeth comemora chegada da XBRI Previsão do tempo de hoje (17) Rumo realiza limpeza, após denúncia do BNT Previsão do tempo de hoje (16) Volta às aulas nas Lojas Maxitango Previsão do tempo de hoje (14) Previsão do tempo de hoje (13)