UEPG recebe R$ 10 mi em renovação da frota de veículos
Investimento garante ambulâncias, ônibus, vans e tratores para ensino, pesquisa, extensão e saúde

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) recebeu o maior investimento da sua história para renovação e modernização da frota. Entre 2019 e 2025, o Governo do Paraná destinou R$ 10,1 milhões para a aquisição de 46 veículos leves, seis vans de passageiros, três vans de carga, quatro micro-ônibus e ônibus, duas motocicletas e dois equipamentos agrícolas.
O aporte fortalece atividades de ensino, pesquisa, extensão e saúde, além de reforçar a logística dos campi e a prestação de serviços à comunidade.
Novas ambulâncias e ônibus moderno
Após 15 anos sem renovação, o Hospital Universitário da UEPG receberá duas novas ambulâncias de suporte básico, com entrega prevista para até 60 dias. Já o novo ônibus Volvo Comil Campione traz mais segurança e conforto em viagens de longa distância e estreia a nova identidade visual da instituição.
Os equipamentos agrícolas – um trator e uma retroescavadeira – atenderão a Fazenda Escola e a Prefeitura do Campus, essenciais para práticas agronômicas, manutenção e obras.
Confira as últimas notícias de Ponta Grossa
Menos custos e mais eficiência
O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, destacou a importância da continuidade dos investimentos. “O que transforma é a estabilidade do financiamento. Temos conseguido investir em todas as universidades estaduais, e aqui na UEPG isso se reflete em frota, obras e pessoal.”
Para o reitor Miguel Sanches Neto, os novos veículos representam segurança, economia e imagem institucional. “Uma frota renovada reduz custos de manutenção e transmite à comunidade a qualidade e seriedade da universidade.”
Gestão moderna e locação de veículos
Com a renovação, a UEPG praticamente zerou os gastos de manutenção. Além da compra, a instituição aderiu ao programa estadual de locação de veículos oficiais, que já colocou em circulação três vans e 16 carros desde 2024. O modelo garante frota sempre renovada e reduz despesas de aquisição.
Leilões de inservíveis
Os novos veículos também permitiram a retirada de automóveis antigos. Dois leilões realizados em 2023 e 2024 alienaram 24 carros, duas vans, quatro ônibus ou micro-ônibus e um caminhão. Outro leilão, previsto para 2025, deve colocar à venda mais 25 veículos e equipamentos.























