A direção das UPAs Santana e Santa Paula, de Ponta Grossa, emitiu uma nota oficial, por vota das 21 horas desta sexta-feira (3), informando que as duas unidades se encontram com 100% de ocupação dos leitos de emergência e observação.
De acordo com a nota, devido à situação, os serviços de regulação do município e hospitais da região foram oficializados como forma de, neste momento, encaminharem preferencialmente os pacientes de urgência e emergência a outros locais de atendimento.
Porém, ainda de acordo com o comunicado oficial, os atendimentos de procura direta permanecem normais nos consultórios, contudo, devido à alta procura, a orientação é que pacientes cujos casos não sejam de emergência evitem se dirigir à unidade hoje, para que assim os casos mais graves sejam priorizados.
“Também é importante destacar que medidas já estão sendo tomadas pela direção junto aos órgãos de regulação de leitos a fim de realizar as transferências dos pacientes o mais breve possível e normalizar a situação o quanto antes”.
A Prefeitura de Ponta Grossa ainda não se manifestou oficialmente, após o comunicado emitido pela direção da UPA.
Reclamação
O Portal BnT Online está acompanhando a situação de vários pacientes que reclamam da demora do atendimento, tanto na UPA Santana como na UPA Santa Paula. Na noite desta sexta-feira, a reportagem do BnT conversou com a senhora Elizabeth de Oliveira. O marido dela aguardava, desde as 16h, dentro da ambulância, para ser recolhido na UPA Sant’Ana. Porém, até as 21h45, ainda não havia sido liberado leito.
“É muito triste de ver como está a situação da saúde aqui em Ponta Grossa. A gente está de mãos atadas”, disse ela.
Leia também:
Ponta Grossa terá transporte público gratuito neste final de semana