Durante esta semana, a redação do Portal BnT Online recebeu diversas reclamações de moradores sobre a superlotação nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Ponta Grossa. Os relatos apontam que pacientes chegaram a aguardar por várias horas para receber atendimento médico.
Diante das denúncias, a equipe do BnT entrou em contato com a administração das UPAs nesta sexta-feira (25), que confirmou o aumento expressivo na demanda por atendimentos.
Segundo nota enviada pela coordenação das unidades, somente na UPA Santana foram realizados 220 atendimentos em um único dia, número que já atinge o limite da capacidade diária da unidade. Para tentar dar conta do fluxo, uma força-tarefa foi implementada com cinco médicos atuando simultaneamente.
“Tiramos um médico da área interna para reforçar o atendimento na porta e dar vazão ao grande volume de pacientes”, informou a equipe de gestão da UPA Santana.
Já na UPA Santa Paula, a administração informou que a situação foi regularizada e que o fluxo de atendimentos voltou ao normal.
A Secretaria Municipal de Saúde ainda não se manifestou oficialmente sobre o aumento na procura por atendimentos nas UPAs. A redação segue acompanhando o caso para atualizar a população.
Leia também: “UPA Uvaranas está fadada ao fracasso”, diz DR. Erick