SEXTA-FEIRA · 26 JUN 2026Ponta Grossa 12°C 🌦️
Publicidade
Brasil

Vai receber o Pé-de-Meia? Consulta já está disponível

O Pé-de-Meia é um incentivo financeiro criado para ajudar estudantes a permanecer e concluir o ensino médio. O benefício é destinado a alunos da rede pública que atendam a alguns requisitos

Vai receber o Pé-de-Meia? Consulta já está disponível
Agência Gov
Publicidade

Estudantes que começaram o ensino médio em 2026 ou que já estão no 2º e 3º anos já podem verificar se vão receber o benefício do programa Pé-de-Meia. A consulta está disponível online e a inclusão no programa é automática para quem atende aos critérios estabelecidos.

A ferramenta permite que o aluno confira se foi contemplado neste ano e também entenda os motivos caso não tenha sido incluído. O Ministério da Educação (MEC) também disponibiliza orientações detalhadas sobre o funcionamento do programa e possíveis problemas no envio de dados.

Quem pode receber o Pé-de-Meia

O Pé-de-Meia é um incentivo financeiro criado para ajudar estudantes a permanecer e concluir o ensino médio. O benefício é destinado a alunos da rede pública que atendam a alguns requisitos.

Entre os critérios estão:

Ter entre 14 e 24 anos no ensino médio regular, ou entre 19 e 24 anos na Educação de Jovens e Adultos (EJA);
Estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico), com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa;
Possuir CPF regular;
Manter frequência mínima de 80% nas aulas.

Para 2026, o MEC considera os dados do CadÚnico atualizados até 7 de agosto.

Próximo pagamento

O calendário prevê que a próxima parcela do Pé-de-Meia será paga entre os dias 27 de abril e 4 de maio. Os depósitos são feitos de acordo com o mês de nascimento do estudante.

O valor é creditado em uma conta aberta automaticamente pela Caixa Econômica Federal.

Como tirar dúvidas

Estudantes, responsáveis e gestores escolares podem acessar a página oficial do programa para esclarecer dúvidas. O espaço reúne informações sobre critérios, formas de consulta, calendário de pagamentos e como movimentar a conta.

Sobre o programa

Criado pela Lei nº 14.818/2024, o Pé-de-Meia busca reduzir a evasão escolar e incentivar a conclusão do ensino médio. A proposta também tem como objetivo ampliar o acesso à educação e reduzir desigualdades sociais entre jovens.

Os dados dos estudantes são enviados pelos estados, municípios e pelo Distrito Federal, garantindo que os alunos elegíveis sejam incluídos no programa. (As informações são da Agência Gov)

Leia também  TV 3.0: veja o que muda na televisão aberta com nova tecnologia

Luis Carlos Pimentel
Autoria
Luis Carlos Pimentel
Formado em Técnica Contábil, estudou Jornalismo na Faculdade Secal. Há 40 anos trabalha em meios de comunicação social. Trabalhou em emissoras de rádio, jornais impressos e portais. Registro Mtb/PR - 4451
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →