A Viação Campos Gerais anunciou duas novidades para o transporte público de Ponta Grossa nesta sexta-feira (01): um teste pela cidade com um modelo de ônibus 100% elétrico e um veículo personalizado para homenagear os 200 anos de Ponta Grossa. Veja mais detalhes na reportagem abaixo:
Ônibus elétrico
O modelo Attivi, da Marcopolo, passará por um período de testes na cidade durante o mês de aniversário dos 200 anos. A parceria entre VCG, Prefeitura e Marcopolo fará com que o ônibus de tecnologia limpa e renovável seja colocado em operação para avaliação de performance e desempenho com a topografia das linhas que compõem o transporte coletivo municipal.
O diretor de Relações Institucionais da empresa, Rodrigo Venske, explica que as tratativas com a encarroçadora que agora também produz ônibus 100% elétrico começaram há alguns meses. “Após a interface que fizemos com a empresa, enviamos a proposta ao município que imediatamente acatou a oferta para a operação experimental”, conta.
A expectativa é que o ônibus elétrico entre em operação no dia 11 de setembro, após treinamento dos colaboradores e procedimentos de documentação e seguro. O itinerário ainda será definido pela prefeitura nos próximos dias.
Sobre o ônibus
A carroceria modelo Attivi, da Marcopolo, que vem com o primeiro chassi elétrico produzido pela companhia, é desenvolvida com tecnologia nacional e importada. Segundo a fabricante, o projeto atende às diferentes possibilidades do setor de transportes nos mercados brasileiro e internacional, reforçando o investimento da companhia no segmento de elétricos, com foco em modais cada vez mais sustentáveis.
Ônibus dos 200 anos
Em alusão aos 200 anos da cidade de Ponta Grossa, a Viação Campos Gerais, concessionária do transporte coletivo municipal, lança um ônibus diferente. Através de um dos veículos da frota, a VCG conta a história da cidade por meio das últimas identidades visuais que marcaram a operação do serviço.
A proposta de homenagear a cidade com a própria história da frota surgiu do diretor Operacional, Luciano Gulin, que propôs resgatar os sentimentos de nostalgia dos pontagrossenses. “Quando relembramos a história, resgatamos memórias e também a nossa própria trajetória no transporte coletivo, em tempos distintos da vida de cada um”, destaca.
A caracterização do veículo apresenta quatro padrões de pintura. O primeiro, vermelho e branco se mescla com a história da cidade no final dos anos 60, década de 70 e início dos anos 80. Já o segundo padrão remete ao período em que as faixas vermelhas foram substituídas pelas azuis, em homenagem às cores da bandeira.
Leia também: Homem é preso por estuprar a própria filha, de 11 anos, no Paraná
Com informações da assessoria