O vereador Sargento Guiarone (PRTB) protocolou nesta terça-feira (29) o pedido de cassação do mandato de Celso Cieslak (PRTB) por quebra de decoro parlamentar.
No pedido, Guiarone pede que o Legislativo pontagrossense abra uma Comissão Parlamentar Processante contra Cieslak, que atualmente está afastado do cargo, por conta das investigações do GAECO contra o vereador, ocorridas em junho deste ano.
O pedido será avaliado pela Mesa Diretora da Câmara e, caso vá adiante, são necessários 13 votos favoráveis dos vereadores de PG para a cassação do parlamentar investigado. Caso Cieslak perca o mandato, Guiarone assume definitivamente o cargo.
“No regimento interno, o vereador quebrou o decoro com a atitude de usar de suas funções para obter vantagem ilícita em seu favor. Então baseado nisso, nas informações repassadas pela imprensa e no pedido de afastamento protocolado pela Justiça para não haver interferências na investigação, acreditamos que a CPP possa realizar um bom trabalho e concluir a cassação do vereador Celso Cieslak”, explica Guiarone.
Investigações
As investigações, do núcleo do Gaeco em Ponta Grossa, apuram a existência de organização criminosa composta por agentes políticos, servidores públicos e empresários, voltada à prática dos crimes de fraude a licitações, tráfico de influência, corrupção ativa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
Leia também: Rodovia entre Tibagi e Telêmaco Borba é bloqueada para obras em ponte