O superintendente de engenharia da Via Araucária, Fernando Borges, e o gerente de relações institucionais, João Sarolli, estiveram na Prefeitura de Palmeira para apresentar os planos de melhorias nas rodovias sob responsabilidade da concessionária. Eles detalharam o investimento de R$ 15,1 bilhões ao longo dos 30 anos de concessão, com foco na duplicação de trechos, construção de faixas adicionais e aprimoramento da infraestrutura, visando aumentar a segurança e a capacidade de tráfego.
As obras começam ainda este ano, com a duplicação de trechos da BR-277, abrangendo Palmeira e Irati. Sarolli destacou que a primeira fase terá início em Palmeira, com a duplicação de um trecho de aproximadamente 7 quilômetros, entre o trevo de Porto Amazonas e a Colônia Maciel. Posteriormente, está prevista a continuidade das obras até Irati, o que aliviará o tráfego e proporcionará mais segurança, além de reduzir o número de acidentes.
As entregas iniciais incluirão 52,7 quilômetros de duplicação na região de Palmeira, previstas para o 4º ano de concessão, seguidas de 43,2 quilômetros no 5º ano e mais 32,9 quilômetros no 6º ano. Com mais de 70 quilômetros de obras programadas, o objetivo é diminuir os congestionamentos e acidentes, garantindo maior fluidez no tráfego.
Neste momento, a Concessionária está apresentando o projeto às comunidades beneficiadas. Em seguida, ajustes serão feitos e as obras devem começar entre junho e julho deste ano, conforme previsão dos técnicos. A Prefeitura de Palmeira acompanhará de perto o progresso dos trabalhos e manterá a população informada sobre os cronogramas e possíveis alterações no tráfego.
Leia também: Paraná será sede da primeira fábrica de nanofertilizantes do Brasil.