Câmeras de segurança flagraram uma professora agredindo fisicamente, com um puxão de cabelo e empurrão, uma aluna, de 19 anos, com síndrome de down e Transtorno do Espectro Autista (TEA) da APAE de Irati, município da região. As imagens começaram a circular nesta segunda-feira (27).
O vídeo é da câmera da instituição está datado como 15/05/2024 (quarta-feira). As imagens mostram uma menina saindo da sala de aula e, antes que pudesse correr pelo corredor, a professora, Cleonice Aparecida Alessi Glinski, a segura pelo cabelo e a empurra para a sala de aula novamente. Na sequência, outras professoras aparecem correndo pelo corredor.
Em nota oficial, a APAE de Irati diz que “a Diretoria da APAE e a Direção da escola, receberam uma denúncia na sexta-feira à noite. É preciso esclarecer que a Diretoria da APAE e a Direção da Escola repudiam qualquer ato de agressão. Portanto, em reunião, imediatamente foi realizado o afastamento da profissional”.
Após a denúncia dos pais da aluna, a Polícia Civil investiga o caso. Conforme o delegado Rafael Rybandt, responsável pelas investigações, ontem (27) testemunhas e servidores da Apae foram ouvidos. A professora Cleonice deve ser ouvida nos próximos dias.
A agressão ocorreu no dia 15 de maio, mas os pais só ficaram cientes uma semana depois, na última quinta-feira (23), através de uma denúncia anônima.
Apenas no sábado (25) a Secretaria de Estado da Educação (Seed) confirmou que foi informada do caso e solicitou à Apae informações detalhadas do ocorrido para início da apuração do caso por parte do Núcleo Regional da Educação (NRE). A Seed, também, ressaltou que a Apae é uma instituição privada com finalidade pública, que possui termo de colaboração com a pasta.
Confira o vídeo:
Imagem: Reprodução