O 13º Batalhão de Infantaria Blindado (13º BIB), conhecido como “Batalhão Marechal Tristão de Alencar Araripe”, celebrou na última terça-feira (1º) seu 102º aniversário de criação com uma formatura militar marcada por tradição, disciplina e vibração, mesmo sob o rigor do frio e do mau tempo. Durante a solenidade, foram entregues o Diploma de Amigo do Batalhão, a Medalha Nunca Vencidos e a Medalha Marechal Tristão de Alencar Araripe, homenageando civis e militares que se destacaram por seu apoio ou contribuição à história e às atividades da unidade.
A tradicional formatura foi mais do que um ato simbólico: representou o comprometimento contínuo do 13º BIB com os valores do Exército Brasileiro e com a memória dos que construíram sua história centenária. A tropa, apesar das baixas temperaturas, demonstrou alto grau de disciplina e coesão, mantendo os elevados padrões que marcam os 102 anos de existência do batalhão.
O 13º BIB é uma das mais tradicionais unidades militares do sul do país e tem papel estratégico no contexto da 5ª Divisão de Exército, sendo referência em operações blindadas e ações de defesa da soberania nacional. A celebração reforçou o espírito de camaradagem entre gerações e destacou a importância do Exército na formação de valores e no fortalecimento da cidadania.
Leia mais: Jairinho Delgado e Alex Dlucca passam por audiência de instrução em PG
Comentar