Uma ação conjunta entre a Polícia Civil e a Guarda Civil Municipal de Ponta Grossa resultou na prisão de 30 pessoas por tráfico de drogas, sendo 22 adultos e 8 adolescentes. A chamada “Operação Tolerância Zero” foi deflagrada nesta terça-feira (1º) e teve como alvo pontos estratégicos da região central da cidade.
Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão e apreendidos mais de 85 quilos de drogas: 84,3 kg de maconha, 1,2 kg de crack, 214 g de cocaína, além de R$ 5.251,00 em dinheiro. O foco da ação foram locais de intensa movimentação como a Rua Fernandes Pinheiro, Parque Ambiental, Calçadão da Coronel Cláudio, Praça Barão do Rio Branco, entre outros.
As investigações, que duraram 45 dias, revelaram a atuação sistemática de traficantes que usavam adolescentes como “aviõezinhos”. Muitos deles escondiam as drogas na boca e, ao notar a presença policial, engoliam as pedras para tentar se livrar da prova do crime. Imagens de câmeras de segurança foram fundamentais para comprovar essas práticas.
Em uma das abordagens, uma mulher foi flagrada engolindo pedras de crack e, em seguida, tentando induzir o vômito para recuperar a droga. Em outra situação, o cão farejador Bolt localizou entorpecentes jogados por um adolescente pouco antes da abordagem.
O trabalho de inteligência permitiu ainda identificar o chefe da rede criminosa, que teve a prisão preventiva decretada e foi detido nesta manhã. Segundo o delegado Fernando Henrique Ribeiro Vieira, o objetivo é romper com a sensação de impunidade e responsabilizar também os adultos que exploram menores para o tráfico.
O delegado Guilherme Fontana afirmou que a operação foi decisiva para reduzir em 70% os índices de furtos e roubos no centro da cidade. “Ao atacar diretamente o tráfico, conseguimos desestruturar a base de sustentação de diversos outros crimes conexos, como os patrimoniais”, destacou.
O secretário de Segurança de Ponta Grossa, Guilherme Rangel, também celebrou o resultado. “A união entre a Guarda Civil Municipal e a Polícia Civil mostrou que, quando as instituições trabalham juntas com planejamento e firmeza, os resultados aparecem. Estamos retirando o tráfico das ruas e devolvendo segurança à cidade”, afirmou.
A Operação Tolerância Zero deve continuar em novas fases, com ações sistemáticas de repressão e monitoramento. As forças de segurança reforçaram o compromisso de manter o centro de Ponta Grossa livre da influência do tráfico.
Leia mais: Duas mulheres são presas suspeitas de participação de homicídio em Ponta Grossa
Comentar