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Notícias Corporativas

Uso da Inteligência Artificial cresce no meio contábil

Uso da Inteligência Artificial cresce no meio contábil  Uso da Inteligência Artificial cresce no meio contábil
Uso da Inteligência Artificial cresce no meio contábil
Ferramentas de Inteligência Artificial automatizam processos do dia a dia do setor, mas também suscitam preocupação com a segurança de dados

O uso da Inteligência Artificial, cada vez menos, deixa de ser uma novidade no mundo corporativo. Segundo uma pesquisa do IBM, somente no Brasil, 41% das empresas – independentemente do setor – já implementam ativamente a IA em seus negócios. E no mercado de contabilidade não seria diferente, com empresas utilizando tais ferramentas de modo a otimizar os serviços, aprimorando as ações que são desenvolvidas de forma manual por profissionais deste setor.  

“Existe uma transformação no setor contábil, e a inteligência artificial vem trazendo uma série de impactos positivos e desafios”, comenta Kelly Oliveira,  fundadora do Grupo Keeper. E a fala da  diretora de planejamentos e estratégias vem ao encontro do que diz o próprio Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Para o órgão, o uso das IAs no meio contábil promete transformar as operações e análises financeiras – por outro lado, há preocupações ligadas a temas como segurança de dados, uma vez que as informações dos clientes são privadas e sensíveis. 

O lado positivo do uso das IAs no mercado de contabilidade 

Um dos aspectos mais comuns da rotina dos profissionais contábeis é a execução de tarefas repetitivas como entrada de dados, reconciliação de contas e processamento de transações. E um dos maiores benefícios do uso da Inteligência artificial nesse setor é, justamente, a automação dessas tarefas, tornando o dia a dia mais ágil. 

De acordo com a IBM, inclusive, a necessidade de automatizar processos e, assim, reduzir custos é o que leva 39% das empresas que utilizam IA a apostarem nessa ferramenta. Com efeito, o uso desses sistemas pode trazer ainda mais facilidades para empresas do setor. É possível, por exemplo, analisar os dados financeiros dos clientes em tempo real a fim de identificar anomalias, prevenir fraudes, identificar pontos de auditoria e afins. 

“Uma contabilidade antenada vai poder garantir que todos os processos contábeis estejam em conformidade com as regulamentações locais e internacionais, reduzindo o risco de multas e sanções”, enfatiza Kelly.

Os desafios da adoção da IA 

Como dito anteriormente, uma das principais preocupações em relação ao uso da IA no setor contábil é a questão da segurança dos dados. No entanto, segundo o CFC, uma solução simples para isso é a adoção de ferramentas que permitam o processamento de tais informações sensíveis de forma controlada e segura. 

O conselho sugere, ainda, a indexação dos dados sensíveis de forma a permitir que as IAs acessem as informações que sejam relevantes, mas sem expor diretamente qualquer informação sigilosa. 

Além disso, já existem tecnologias que selecionam apenas aqueles dados que são necessários à tarefa que está sendo executada e as inserem na ferramenta de IA, obtendo os resultados necessários sem violar a privacidade do cliente. 

Por fim, o CFC destaca que é possível combinar as ferramentas de IA com tecnologias que garantem a segurança dos dados a fim de mantê-los em um ambiente digital controlado a fim de eliminar os riscos à segurança de tais informações. 

Quando se fala do uso da Inteligência Artificial no meio corporativo, muitos temem que a máquina venha a substituir a mão de obra humana – o que não é verdade. No caso do setor contábil, por exemplo, é necessária a humanização para interpretar os relatórios gerados pela IA e, claro, discutir isso junto aos clientes.

O uso da IA, no entanto, promove uma utilização mais eficiente da força de trabalho, uma vez que os profissionais não precisarão dispensar tanto tempo executando tarefas repetitivas. “Além disso, [o uso da IA] consegue manter um ambiente adequado de trabalho dando apoio a equipe e isso acaba refletindo na qualidade de atendimento ao cliente”, ressalta Kelly Oliveira.

“É claro que toda tecnologia vem para agilizar processos burocráticos, mas não substitui o operador, que precisa ter inteligência emocional atrelada a vivências para proporcionar ao cliente soluções diferentes e seguras a cada etapa do desenvolvimento de seu negócio”, finaliza a fundadora do Grupo Keeper. 

Para mais informações, basta acessar: http://www.grupokeeper.com.br ou entrar em contato via https://api.whatsapp.com/send?phone=5511947004429

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