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3 dicas IMPORTANTES para quem tem ou quer ter um negócio próprio!

Você já tem seu próprio negócio ou pensou em abrir um negócio próprio?
Se sim, este post é para você.


Com certeza, você deve ter se deparado com as seguintes perguntas: “Por onde eu começo?” “Qual tipo de negócio eu vou abrir?” “Quem vai comprar o meu produto/serviço?”
O Objetivo deste post é ajudar você a ter segurança em entender seu cliente e a partir dele, definir suas estratégias.
Sempre vale ressaltar que essas dicas ajudam a nortear o projeto, mas de forma alguma substituem uma análise de mercado, estudos de viabilidade e/ou de Marketing.
Para seguir vamos imaginar uma situação hipotética que você esteja abrindo uma loja de roupas com exclusividade do licenciamento da marca da “boy band” mais tocada no momento. Vamos as perguntas.


1) Para qual faixa de renda é o seu produto/serviço?
Esta talvez seja a pergunta mais básica, mas também de extrema importância, principalmente, quando pensamos em localização e/ou divulgação da nossa loja.
Pense na nossa loja e imagine como são as pessoas que iram comprar.
Elas têm uma renda alta ou baixa? Ou ainda, elas estão comprando porque seu produto é barato ou porque ele é diferenciado?
Se nossos clientes estão procurando preço são de pessoas que, provavelmente, possuem renda mais baixa e se estão procurando um produto diferenciado, possivelmente, estão dispostos a pagar um preço maior.
Pelo fato de termos exclusividade do licenciamento da marca que está em evidência, obviamente, os preços não deverão ser dos mais baixos, portanto, nossa loja fictícia é para um público que possui uma renda maior.

2) Você sabe qual a faixa etária do seu cliente?
A faixa etária é outra característica importante dos clientes. Isso impacta muito na linguagem utilizada na divulgação, na decoração da loja e na abordagem dos funcionários com os clientes.
Saber a faixa etária também permite que a loja amplie seu mix de produtos secundários.
Voltando a nossa loja fictícia.
Sabemos que as “boy bands” tem um apelo muito forte com adolescentes e pré-adolescentes, e que os mesmos acabam utilizando uma boa parte dos seus tempos consumindo informações e produtos das suas bandas favoritas. Obviamente que possuem pessoas mais velhas que podem ser tão fãs quanto os adolescentes. Porém é notório e estatístico que esse é um mercado bastante jovial. Por isso na nossa loja teremos um público adolescente.

3) Para qual gênero você vende seus produtos?
Esta é a questão que mais exige atenção, devido às mudanças rápidas de comportamento. Esse questionamento deve ser feito com muita frequência.
Isto se deve ao fato de que com a evolução da sociedade, os gostos cada vez menos são femininos ou masculinos. Porém mesmo com as mudanças os mercados se valem das estatísticas para nortear a sua comunicação e divulgação.
Isso não quer dizer que a marca não invista na comunicação de outro gênero, mas provavelmente, o valor investido será menor.


Podemos citar como exemplo as lojas de clube de futebol que hoje já possuem sessão feminina, porém ainda em menor escala do que é para o público masculino.
Por outro lado, existem mercados que a questão do gênero é irrelevante, como por exemplo, o mercado de lanchonetes “fast-food”, onde não há um público definido.
Sobre a nossa loja, apesar de cada vez mais meninos também gostarem de “boy bands” a presença feminina é muito mais forte nesse mercado, então podemos definir que venderemos nossos produtos para o público feminino.
Com isso podemos concluir que o nosso público será de Meninas Adolescentes que possuem pais/responsáveis com renda alta.

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Ricardo Schechtel

Ricardo Schechtel

Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná, pós-graduado em Geomarketing e Inteligência de Mercado. Possui mais de 18 anos de experiência em Geoprocessamento e Pesquisas de Mercado. Já fez trabalhos internacionais como México e Argentina e nacionais em mais de 40 cidades.

É Consultor Win Target Inteligência onde se especializou em estudos com foco na orientação para tomada de decisões estratégicas através da Inteligência de Mercado.

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