Customize Consent Preferences

We use cookies to help you navigate efficiently and perform certain functions. You will find detailed information about all cookies under each consent category below.

The cookies that are categorized as "Necessary" are stored on your browser as they are essential for enabling the basic functionalities of the site. ... 

Always Active

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

No cookies to display.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

No cookies to display.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

No cookies to display.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

No cookies to display.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

No cookies to display.

Notícias Corporativas

Faturamento dos serviços de alimentação cresceu 16% em 2023

Faturamento dos serviços de alimentação cresceu 16% em 2023  Faturamento dos serviços de alimentação cresceu 16% em 2023
Faturamento dos serviços de alimentação cresceu 16% em 2023
Segundo pesquisa, 74% dos negócios apontaram lucro no ano passado, 21% fecharam 2023 próximo a zero e 5% relataram prejuízo

De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Nacional de Restaurantes (ANR) e Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), e conduzida pela consultoria Galunion, 74% dos serviços de alimentação, como restaurantes, cafés e lanchonetes, tiveram alta em seu faturamento em 2023, ante os 58% do ano anterior. Trata-se de um aumento de 16 pontos percentuais na quantidade de negócios que conseguiram incrementar o faturamento no último ano. Outros 18% revelaram estar com faturamento igual e 8% com receita inferior.

Com relação ao resultado financeiro das operações, também foi registrado lucro de 74% no ano passado, ao passo que 21% tiveram resultado próximo a zero e 5% relataram prejuízo. 

Para o sócio-diretor da franquia de alimentação saudável Sucão, Filipe Falcão, o levantamento é extremamente positivo e demonstra uma recuperação do setor após o período crítico da pandemia. “Esse crescimento indica não apenas uma retomada do consumo, mas também uma adaptação bem-sucedida dos negócios às novas demandas e expectativas dos consumidores.”

Os dados mostram ainda que houve um decréscimo de seis pontos percentuais no número de empresas do segmento que estão com dívidas ou atrasos de pagamento, caindo de 28% em agosto de 2023 para 22% em fevereiro-março de 2024. “O aquecimento do setor no período pós-pandemia é um indicativo claro de que o mercado está se fortalecendo, criando um ambiente propício para novos investimentos. Para os empresários, este é um momento oportuno para expandir seus negócios, diversificar suas ofertas e inovar em produtos e serviços”, ressalta Falcão.

“Investir agora pode significar capitalizar sobre um mercado em expansão, aproveitando a recuperação econômica e a disposição dos consumidores de gastar em experiências alimentares”, afirma o CEO. Ele diz ainda que as lições aprendidas durante a pandemia sobre eficiência operacional e adaptação rápida às mudanças do mercado podem ajudar os empresários a tomar decisões estratégicas mais assertivas.

No entanto, o levantamento revelou preocupação do setor sobre encontrar e reter talentos. Cerca de 57% das empresas informaram falta de mão de obra qualificada, tanto para contratação como para retenção. Em contrapartida, 37% afirmam que vão focar no desenvolvimento da gestão, por meio de treinamentos internos e externos. Outros 31% revelam investir em premiação a partir de metas atingidas, 24% em um plano de carreira revigorado, com novas perspectivas e personalização, e 22% com mudança no formato de remuneração, com introdução de parte variável.

“É importante ressaltar que o setor de alimentação não apenas se recuperou, mas também evoluiu significativamente durante a pandemia. A franquia Sucão, por exemplo, tem investido em tecnologias e processos para melhorar a experiência do cliente e a eficiência operacional. Acreditamos que o futuro do setor é brilhante e cheio de oportunidades para aqueles que estão dispostos a inovar e se adaptar às novas demandas do mercado”, conclui Falcão.

Web Stories

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Cão e bombeiro são atacados por abelha em PG Jogador do América-MG é preso em flagrante por injúria racial contra atleta do Operário Família leva susto e prejuízo com veículo em chamas em PG Preso suspeito de matar homem encontrado na Estrada do Alagados Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (29) PCPR indicia suspeito de matar dois caminhoneiros em PG Suspeito de matar caminhoneiros em PG conta como ocorreu