Notícias Corporativas

Amazônia é foco de conferência internacional em novembro

Amazônia é foco de conferência internacional em novembro
Amazônia é foco de conferência internacional em novembro
População amazônica, governo, ambientalistas e grandes marcas vão propor ações para proteger e desenvolver a região, de olho nas discussões da COP30, em 2025.

Há um ano para o Brasil sediar a COP30 – Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, diversos setores organizam discussões prévias com a expectativa de prestar contribuições para facilitar os encaminhamentos e decisões na COP. É o caso da segunda edição da Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias, agendada para 6 a 8 de novembro, em Belém (PA). Ela vai receber mais de 130 palestrantes de vários países. As inscrições estão abertas, são gratuitas e com vagas limitadas.

A pauta foi organizada a partir de sugestões de mais de 80 representantes de diversos setores. A programação aborda muitos assuntos, tais como: Crime ambiental em territórios protegidos e indígenas; A conservação da biodiversidade e a reversão do tipping point/ponto de não retorno da Amazônia; Os desafios do desmatamento zero em 2030; Os desafios das Novas Economias da Amazônia: Biotecnologia; O conflito entre mineração e garimpo ilegal na Amazônia; A Agenda de Transição Energética, os desafios globais e o papel do Brasil.

O evento terá a participação confirmada de indígenas, quilombolas, povos ancestrais, ribeirinhos, acadêmicos, jornalistas, empresários, ambientalistas, governo, parlamentares, diplomatas, entre outros públicos.

Conferência tem curadoria da ex-ministra e membro da ONU, Izabella Teixeira

A curadoria da Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias está a cargo da ex-ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, atual Membro do Conselho Econômico e Social da ONU. “Nossa proposta é realizar um dos maiores eventos que antecedem a COP30”, afirma Raul Jungmann, ex-ministro e ex-presidente do IBAMA, atual diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), um dos idealizadores da Conferência. “Teremos discussões de altíssimo nível voltadas a propor rumos para desenvolver a Amazônia. Vamos ouvir opiniões e propostas de várias correntes, brasileiras e estrangeiras, e, em especial, dos povos da Amazônia”, completa.

Segundo Raul Jungmann, proteger e desenvolver a Amazônia, por meio da promoção das novas economias e da sustentabilidade, mantendo a floresta em pé, são iniciativas estratégicas, inclusive, para fortalecer o enfrentamento da emergência climática.

Duas oradoras se destacam na programação: Laurence Tubiana, CEO da Fundação Europeia do Clima (ECF). Ela foi a embaixadora francesa de mudança do clima e representante especial daquele governo para a COP 21, que selou o Acordo de Paris em 2015. Ela fará sua apresentação no dia 6/11, às 15h; Ellen Johnson Sirleaf, primeira mulher africana a ser eleita presidente (Libéria) e ganhadora do Prêmio Nobel da Paz. Ela falará ao público no dia 8/11 às 12h.

A Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias tem a parceria do governo do Pará. É apresentada por Vale e tem como patrocinadores: BHP (categoria master); Hydro (categoria premium); Itaú e MRN (categoria Belém); Alcoa (categoria gestão de resíduos); FIEPA (categoria indústria). Os apoiadores institucionais são: CNI, CEBDS, Aberje, Uma Concertação para a Amazônia. Também figuram como apoiadores o Sesi e o Senai. A Latam é a companhia aérea oficial.

Serviço

Segunda edição da Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias
data: 6 a 8/11/2024
Local: Belém (PA)
Inscrições gratuitas: https://www.amazoniaenovaseconomias.com.br/
Público-alvo: profissionais de setores vinculados às novas economias, gestores públicos, executivos de empresas, profissionais da sustentabilidade e de ESG, gestores e profissionais de organizações da sociedade civil, comunidades de povos ancestrais e originários, negócios de impacto, cooperativas e associações, acadêmicos, ambientalistas, imprensa, público em geral.

 


Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG Entenda sobre a Central de leitos no PR