Eleições 2024

Justiça suspende divulgação da pesquisa eleitoral em PG

Foto: Divulgação
O conteúdo impugnado já foi retirado do ar, e a Justiça determinou uma multa de R$ 50 mil para cada nova inserção irregular
A Justiça Eleitoral de Ponta Grossa determinou, no dia 21 de outubro de 2024, a suspensão imediata da veiculação de uma pesquisa eleitoral divulgada pela Coligação Muda Ponta Grossa, que apoia as candidatas Mabel Canto e Sandra Mara Camargo Queiroz. A decisão, emitida pela juíza Débora Portela, atendeu ao pedido da coligação adversária, A Força da Verdade (MDB/UB), que alegou que as representadas estariam promovendo a falsa informação de que a pesquisa foi realizada pela CBN Brasil.

A pesquisa, registrada sob o número PR-06801/2024, foi contratada pela Sociedade Pitangui de Comunicação Ltda, uma empresa local. Entretanto, a campanha das candidatas teria divulgado o levantamento com o nome da CBN Brasil, uma emissora de alcance nacional, na tentativa de atribuir maior credibilidade ao resultado. Na decisão, a juíza destacou que essa informação falsa foi veiculada em redes sociais e também na televisão.

Leia também Eleitores não podem ser presos ou detidos a partir desta terça-feira (22)

O conteúdo impugnado já foi retirado do ar, e a Justiça determinou uma multa de R$ 50 mil para cada nova inserção irregular. A defesa das candidatas, no entanto, ainda pode se manifestar dentro do prazo legal de dois dias, conforme o despacho. As representadas terão a oportunidade de apresentar sua versão dos fatos antes de uma decisão final, exercendo seu direito ao contraditório e ampla defesa. A juíza também intimou o Ministério Público Eleitoral para que se pronuncie sobre o caso.

DEFESA

O advogado da Coligação Muda Ponta Grossa, Thalmy Pedroso,  disse ao BnT  que  decisão da 15ª Zona Eleitoral de Ponta Grossa restringiu-se a proibir a divulgação de um post que afirmava incorretamente que a pesquisa realizada pelo instituto Paraná Pesquisas havia sido contratada pela CBN Brasil. O juiz enfatizou que, embora a informação esteja errada, isso não compromete a credibilidade do Paraná Pesquisas nem afeta os resultados da pesquisa, que foram divulgados na TV e nas redes sociais. Assim, os resultados da pesquisa permanecem válidos e podem ser divulgados sem qualquer restrição.


BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Conheça itens da Casa do Artesão Oito empresas da região estão entre as 100 maiores do Paraná. Chuvas causam estragos em PG Justiça recebe denúncia sobre morte de mãe e filho em PG Av. Visconde de Taunay é tomada por ‘rolezinho’ de motociclistas em PG Prefeito Eleito de Irati, Emiliano Gomes, afirma que estará focado em “resolver os problemas da população” Carnaval de Tibagi: Prefeito eleito, Rildo Leonardi promete retomar dias áureos da festa