Paraná

Polícia Militar reforça segurança na volta às aulas em todo o Estado

Foto: Ismael Ponchio/PMPR

A Polícia Militar do Paraná, por meio do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), lançou nesta segunda-feira (6) a Operação Volta às Aulas para garantir a segurança de alunos, professores e funcionários das escolas no retorno às atividades estudantis. Ao todo, o Paraná conta com cerca de 2,1 mil colégios da rede estadual.

O patrulhamento escolar será reforçado em todo o Estado. Além disso, os policiais militares vão visitar as escolas para contato direto com a direção e também ministrar palestras interativas, orientando os alunos quanto à segurança pessoal, a forma correta de guardar pertences, atenção nos trajetos feitos a pé até a escola durante o dia e à noite e cuidados no trânsito, entre outras.

“Em Curitiba e Região Metropolitana serão mais de 30 colégios que receberão esse reforço de policiamento. Nosso objetivo é orientar pais, alunos e professores quanto às medidas de segurança pessoal e reforçar que todos fazem parte da segurança pública nas instituições de ensino”, destacou o comandante do BPEC, major Ricardo da Costa.

“Vamos reforçar o policiamento nas instituições, mas o trabalho da PMPR se dará durante todo o ano em toda a rede de ensino do Paraná. Podemos garantir um ano letivo tranquilo e seguro para todos, mas dependemos que cada um faça sua parte para que esse objetivo seja atingido com sucesso”, finalizou.

Em Curitiba, a Operação Volta às Aulas foi lançada no Colégio Estadual do Paraná. O policiamento reforçado será feito, principalmente, nos horários de entrada e saída dos alunos das instituições de ensino.

BPEC 

 O Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária atua em todas as regiões do Paraná desenvolvendo dois programas: Patrulha Escolar Comunitária (PEC) e Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD).

O PEC é construído em cada comunidade escolar com o desenvolvimento de módulos e a inclusão de atividades complementares, levando em consideração as condições de segurança de cada instituição estadual de ensino. Integra patrulhamento no entorno dos colégios, contato direto com a direção das escolas e palestras aos alunos e profissionais.

Já o PROERD é uma das ações que compõe as políticas públicas estaduais sobre drogas e violência no Estado e trabalha na perspectiva da prevenção primária em segurança pública nas escolas. É aplicado a alunos da educação infantil, quintos e sétimos anos do ensino fundamental. Além disso, também inclui um curso específico para pais, responsáveis e professores, na construção de conhecimentos para a intervenção nas escolas, família e na comunidade.


Das assessorias

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Eventos astronômicos em setembro Propostas dos candidatos à prefeitura de PG Denúncia de violência contra mulher Curiosidades de Ponta Grossa – 201 anos Cronograma de oficinas EFAPI Como lidar com a fumaça Denúncias de ataque de cão