Campos Gerais Destaque

Justiça considera declaração de greve de professores em Carambeí com “abusiva”

A Justiça Federal concedeu nesta sexta-feira (24) uma liminar favorável ao município de Carambeí e declarou como “abusiva” a tentativa de greve do Sindicato dos Professores de Carambeí prevista para iniciar na próxima segunda (27). Com o decreto, a greve está judicialmente suspensa e as aulas continuaram normais.

A categoria alega que quer o pagamento integral do reajuste salarial decretado pelo Governo Federal em 2022 de 33%. Com exclusividade ao portal Boca no Trombone, a prefeita Elisângela Pedroso ressaltou que o município concedeu um reajuste de 18% no piso salarial (10% em 2022 e 8% em 23) e aumentou o valor do vale-alimentação de R$200 para R$450.

Pedroso ainda explicou que não concedeu o aumento integral, que não é obrigatório por lei, por conta de que o gasto público de Carambeí com pessoal, antes de assumir o mandato, era de 55%, sendo que o limite permitido é até 51% do total de fundos gerado pelo município.

“Nós fizemos um grande trabalho nesse sentido, não nomeamos até hoje todos os cargos comissionados e conseguimos baixar este índice [de limite de gastos] para 43%. Nós precisamos baixar este número para realizarmos um concurso público, pois há um déficit em todos os setores públicos”, disse.

Os servidores protestam por conta de que a Prefeitura não fez o repasse integral do aumento de 33% decretado pelo governo Bolsonaro em 2022, alegando que outras cidades da região, como Castro e Piraí do Sul fizeram. Estavam sendo programadas manifestações em frente à Prefeitura.


Boca no Trombone

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Eventos astronômicos em setembro Propostas dos candidatos à prefeitura de PG Denúncia de violência contra mulher Curiosidades de Ponta Grossa – 201 anos Cronograma de oficinas EFAPI Como lidar com a fumaça Denúncias de ataque de cão