Destaque Ponta Grossa

Lago de Olarias recebe evento de pesca esportiva no dia 1º de maio

Pesca será realizada com a intenção de recreação e lazer
A inscrição deve ser feita no dia do evento mediante a entrega de um quilo de alimento não perecível, no Centro de Educação Ambiental.

Está marcado para o dia 1º de maio, próxima segunda-feira, o “Vem pescar no Lago de Olarias”. A forma de pesca autorizada para o evento é a categorizada como pesca esportiva de forma recreativa. O evento ocorrerá das 10h00 às 17h00 e tem a previsão de receber até 300 pescadores. A inscrição deve ser feita no dia do evento mediante a entrega de um quilo de alimento não perecível, no Centro de Educação Ambiental.

“Será um evento para toda a família, celebrando o dia do trabalhador. Esta será a primeira edição da pesca no lago e que vai entrar no calendário de eventos turísticos do Município de Ponta Grossa“, comenta a prefeita Elizabeth Schmidt.

Como explica o secretário de Meio Ambiente, André Pitela, a pesca será realizada com a intenção de recreação e lazer. “Será um evento que visa promover a diversão. Haverá uma área delimitada e pode só a pesca de barranco, sem embarcação. Além disso, os peixes que forem pegos devem ser devolvidos para o lago”.

Leia também:
PG vacina com bivalente pessoas com mais de 18 anos

No evento, estarão permitidos os seguintes equipamentos: alicate de pressão de pesca; molinete, iscas naturais e artificiais; passaguá e vara com linha e anzol simples, sem fisga.

Já não poderão ser utilizados equipamentos como anzol com fisga, ceva antes da pescaria, covo, embarcação, espinhel, garatéia, linhada de mão, redes e tarrafas, sabiki (linha com vários anzóis) e samburá.

MAIS ORIENTAÇÕES
Entre as orientações aos participantes está que a retirada dos peixes da água deverá ser realizada com o máximo de cuidado, sendo que os acima de 20 cm devem ser retirados com passaguá. Além disso, o peixe deve ficar fora da água por no máximo 2 minutos;

Se o peixe engolir o anzol cortar a linha o mais próximo possível ou chame um fiscal; além disso, não as linhas e equipamentos danificados devem ser recolhidos pelos pescadores, para que sejam levados embora ou descartados em local adequado.

Não será permitido o consumo de alimentos e bebidas (alcoólicas ou não), bem como baldes ou recipientes de depósito, na área delimitada para pesca (beira do lago). Também não será permitida a presença de menores de 10 anos, desacompanhados dos pais ou responsáveis, na área delimitada para o evento;

ÁREA DA PESCARIA
A pesca será liberada apenas na área permitida/delimitada no lago para a pesca. A área permitida para o evento de pesca é a corresponde à montante (acima) da primeira barragem, 490 metros pelo lado direito até o deck principal e 335 metros para o lado esquerdo até o monumento “Eu Amo Ponta Grossa”, com a identificação do limite feita com piquetes, a dois metros da borda do lago. A fiscalização no evento ficará sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente juntamente com a Guarda Municipal.

SOCIAL
O evento no Lago também terá a participação da Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa (FASPG), com a arrecadação dos alimentos doados para a inscrição e que serão distribuídos para as famílias atendidas pelo município. Reforçando, que a inscrição deve ser feita no dia do evento mediante a entrega de um quilo de alimento não perecível, no Centro de Educação Ambiental.

CALENDÁRIO

A partir de uma iniciativa do vereador Divo, o evento “Vem pescar no Lago de Olarias” foi aprovado e ficou definido para acontecer nos dias 1º de maio – Dia do Trabalhador – e 15 de setembro – Aniversário do Município.


Das assessorias

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Eventos astronômicos em setembro Propostas dos candidatos à prefeitura de PG Denúncia de violência contra mulher Curiosidades de Ponta Grossa – 201 anos Cronograma de oficinas EFAPI Como lidar com a fumaça Denúncias de ataque de cão