Destaque Ponta Grossa

Prefeita sanciona lei que prevê detectores de metais e revista em escolas de PG

Lei autoriza medidas de segurança emergenciais em escolas municipais de Ponta Grossa, incluindo revistas e dispositivos de detecção de metal.

A Câmara Municipal de Ponta Grossa sancionou a Lei nº 14.628, de autoria do vereador Dr. Erick e da prefeita Elizabeth Schmidt, que autoriza o Poder Executivo Municipal a implementar medidas emergenciais de segurança nas escolas da rede municipal de ensino.

A nova legislação permite que agentes da Guarda Municipal sejam designados para realizar revistas em pessoas que desejam ingressar nos prédios escolares. Além disso, dispositivos para detecção de metal poderão ser instalados em todas as portas de acesso.

Leia também: Aberto processo seletivo para monitores de projetos esportivos em Ponta Grossa

A Prefeitura poderá firmar convênios com órgãos públicos ou privados para viabilizar a implementação das medidas, sem impacto financeiro significativo.

A lei permite que agentes da Guarda Municipal realizem revistas em pessoas que pretendem entrar nos prédios escolares, desde que não sejam alunos ou servidores devidamente credenciados.

O portal Boca no Trombone entrou em contato com um dos autores do Projeto de Lei, vereador Dr. Erick, para pedir esclarecimentos sobre qual a motivação e quais os objetivos das ações mencionadas. O parlamentar explicou que a criação da lei se deu após pedidos de pais de alunos e também em virtude dos recentes acontecimentos envolvendo crimes em escolas por todo o país.

“Esse projeto vem de encontro ao pedido de dezenas de pais que se reportaram a mim, como representante público, intercedendo por medidas de segurança para seus filhos nas escolas. Os atentados recentes que aconteceram no Brasil deixaram as famílias muito preocupadas com a segurança das crianças. O meu projeto de lei prevê que todas as pessoas que desejem ingressar nas escolas municipais, passem por uma revista técnica, realizada por um agente municipal treinado. Essa medida simples, visa identificar possíveis objetos que possam oferecer risco, como armas, por exemplo. Cabe ao poder executivo regulamentar e aplicar a Lei”, esclarece o vereador.


Lucas Portela

Lucas Portela

Lucas é jornalista formado em Bacharel pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa.

Graduado desde 2021, possui experiência com redação em portais de notícia, trabalhou nos bastidores de uma emissora de TV local, se aventurou como produtor audiovisual em uma agência de publicidade, já estagiou como assessor de imprensa na Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa e atualmente exerce o cargo de jornalista redator no portal Boca no Trombone.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Eventos astronômicos em setembro Propostas dos candidatos à prefeitura de PG Denúncia de violência contra mulher Curiosidades de Ponta Grossa – 201 anos Cronograma de oficinas EFAPI Como lidar com a fumaça Denúncias de ataque de cão