Destaque Turismo

Conheça a história dos imigrantes holandeses no Centro Cultural Castrolanda

Centro Cultural Castrolanda é um complexo com o Memorial da Imigração Holandesa e o Museu Histórico. Destaque é o moinho "De Immigrant".

O Centro Cultural Castrolanda reúne dois prédios que são: Memorial da Imigração Holandesa inaugurado em 2001, e o Museu Histórico de Castrolanda inaugurado em 2016, juntamente formam esse complexo  que reúne os espaços de cultura e memória da comunidade.

Memorial da Imigração Holandesa

Reúne  a biblioteca da comunidade, loja de artesanato típico, salão de eventos, restaurante/cafeteria e o moinho “De Immigrant” – O Imigrante, cuja as pás tem uma envergadura de 26 metros, é considerado um dos maiores moinho de vento do mundo. Uma réplica do moinho “Woldzigt”,  na Holanda da região de onde vieram os imigrantes.

Museu Histórico de Castrolanda

A sede do museu representa um “boerderij” (casa de fazenda) característico da região nordeste da Holanda, de onde a maioria dos imigrantes partiu. A construção engloba dois elementos essenciais da vida campesina, a residência e o ambiente de trabalho do camponês. A residência está disposta na parte da frente, onde estão organizados os elementos do cotidiano da família. Na parte posterior da construção encontram-se os espaços originalmente usados como estábulo de animais, depósitos de provisões, maquinários e ferramentas.

Moinho 

Um autêntico moinho, o “De Immigrant”, ou Memorial de Imigração, foi inaugurado em 2001 por ocasião das festividades do 50° aniversário da colônia como uma homenagem aos imigrantes holandeses. O arquiteto Jan Heijdra, especialista em moinhos de vento foi o responsável pela construção do monumento de 37 metros de altura com uma estrutura de madeira sem o uso de pregos.

O moinho é réplica em tamanho original do moinho “Woldzigt”, situado na província de Drenthe (norte da Holanda), região de onde vieram a maioria dos imigrantes.

Além das instalações para moagem, movidas pelo vento, encontram-se no moinho uma exposição histórica permanente, um salão de eventos, café-restaurante, loja de artesanato e biblioteca. Na entrada pode-se observar e ouvir um autêntico realejo: uma espécie de órgão movido à manivela.

Horário de funcionamento:

Segunda a Sexta: 08hr às 12hr e 13hr às 17hr30

Localização:

Rua do Moinho, 244, Colônia Castrolanda , Castro, Paraná

Agendamento de visitas: (42) 99101-9098

E-mail: [email protected]

Facebook

Instagram

Site

 

Guia Turístico Conheça Campos Gerais

O Guia Turístico Conheça Campos Gerais do Paraná foi produzido pelo Portal Boca no Trombone, com o apoio da Adetur Campos Gerais, Sebrae, Sindicato das Empresas de Hotelaria e Gastronomia dos Campos Gerais, prefeituras municipais e a parceria de diversos empreendimentos turísticos da região.

O material tem formato de guia de bolso, com 80 páginas, todas coloridas e através de uma linguagem objetiva, com recursos gráficos e linguagem multimídia (com uso do QRcode), o Guia reúne informações sobre novos atrativos turísticos que surgiram nos Campos Gerais, além de atualizar os dados sobre atrativos já consolidados, como o Parque de Vila Velha, o Parque de Natureza Buraco do Padre, o Parque Histórico de Carambeí, o Centro Cultural Castrolanda, entre outros.

Leia também: Explore uma trilha emocionante na Fenda do Nick em Tibagi


Boca no Trombone

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Feminicídios registrados em Ponta Grossa em 2024 Como consultar local de votação Eventos astronômicos em setembro Propostas dos candidatos à prefeitura de PG Denúncia de violência contra mulher Curiosidades de Ponta Grossa – 201 anos Cronograma de oficinas EFAPI