Foi realizado na noite de sexta-feira (3) a abertura do 36° Jogos Estudantis de Castro (Jeca) no Ginásio de Esportes Pagnacco. O evento promovido pela Secretaria Municipal de Esporte e Juventude (SMEJ), em parceira com a prefeitura, acontece de 4 a 15 de novembro. Ao todo, 7.237 atletas estão participando nas mais diversas modalidades (sendo 250 nos festivais de lutas, tênis e skate e 121 no parajeca), e envolve 44 escolas entre públicas e particulares.
Para a reportagem do Portal Boca no Trombone, a professora de dança Mariana Flugel, disse que a cerimônia de abertura que teve cerca de duas mil pessoas prestigiando, contou com inovação e tecnologia. “Foi muito emocionante e inovadora. Conseguimos neste ano englobar novas tecnologias ao cerimonial como a projeção mapeada e a plataforma de fotos 360°, que interagiam com as apresentações culturais de dança e ginástica rítmica. Tivemos a apresentação da companhia BMX Show time, realizando manobras da modalidade junto com a participação dos espectadores”.
Após a abertura, o secretário de Esporte e Juventude, Renato Oscar Cordeiro (Pandorff) comentou que “estávamos muito apreensivos, semanas de chuvas, tivemos que mudar muitas coisas durante a semana e dias. Mas, hoje deu certo e foi declarada aberta a mais uma edição do Jeca. Tenham todos bons jogos”.
Mariana detalhou que ao longo dos dias a expectativa é “incluir e engajar os alunos, promover a participação ativa, fortalecer o senso de comunidade escolar e celebrar a diversidade de talentos em todas as idades participantes, através da atmosfera animada e integradora dos jogos. Busca também a continuidade na transmissão de valores como respeito e amizade por meio da competição esportiva”.
Modalidades
Os atletas participam de diversas modalidades. Entre elas estão, atletismo, badminton, basquete, bete-ombro, futebol, futebol 7 society, futsal, handebol, queimada, tênis de Mesa, tênis de mesa dupla, vôlei e vôlei de areia. Ao longo do Jeca, também ocorrem outras modalidades e festivais como de taekwondo, kickboxing, capoeira, karatê, tênis de campo, skate, jiu-jitsu, xadrez, trilha, damas, coreografia e o parajeca (golf-7 e bocha).
As competições ocorrem em diversos locais, como o atletismo no Complexo Esportivo Nazem Fadel (Pista de Atletismo), o badminton no Ginásio de Esportes Flavio Zanon, o Basquete no Ginásio de Esportes Douglas Pereira, o bete-ombro no Complexo Esportivo Nazem Fadel, futebol no Campo Dorival Kiel (Prainha) e no Estádio do Caramuru. Já o futebol 7 society e o futsal, esses acontecem no Campo Izaltino Rosa (amarelhinho), no Sepan, no Pagnacco e no Ginásio Wilson Schoembaecler.
Já as competições de handebol ocorrem no Ginásio Xanda Nocera, Zanon e no Colégio Emília Erichsen. A queimada acontece no Douglas Pereira, bem como o tênis de mesa individual e de dupla. Já o vôlei de quadra será realizado no Xanda Nocera e Zanon, e por fim o vôlei de areia acontece no Parque Lacustre.
Sobre as outras modalidades, a de coreografia acontece no Ginásio José Pagnacco, damas, tria e xadrez no Zanon. Em relação aos festivais de kickboxing, jiu-jitsu, capoeira, karatê e taekwondo ocorrem no Ginásio Plínio Menarim. Já o tênis de campo acontece no clube de campo. O skate será no Parque Lacustre e o Parajeca no Ginásio Zanon.
Em relação das premiações ocorrem no decorrer dos jogos. Já no dia 15 será realizado as premiações gerais após a festa de encerramento.
Acesse aqui os horários e as datas das competições:
Leia também: Idosa de 66 anos morre após sofrer parada cardiorrespiratória em Castro