Brasil

Alexandre Padilha Assume o Ministério da Saúde em Novo Capítulo do Governo Lula

alexandre Padilha Boca no Trombone 1__rbr5969___copia-47183739
Foto:Tânia Rêgo/Agência Brasil
Lula demite Nísia Trindade e nomeia Alexandre Padilha como novo ministro da Saúde, com foco em fortalecer o SUS e melhorar atendimentos.

Na terça-feira, 25 de fevereiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou a demissão da ministra da Saúde, Nísia Trindade, gerando especulações sobre uma possível reforma ministerial. Alexandre Padilha foi indicado como seu sucessor e assumirá oficialmente o cargo em 6 de março.

Formado em medicina, Padilha ingressou na Câmara dos Deputados como representante de São Paulo em 2019 e foi reeleito no ano seguinte. Recentemente, ele atuou como Ministro das Relações Institucionais do governo Lula, onde teve a responsabilidade de fortalecer os laços entre a administração e o Congresso Nacional.

Durante o segundo mandato de Lula, em 2009, Padilha já havia desempenhado um papel crucial como articulador político. No governo de Dilma Rousseff, ele ocupou o cargo de Ministro da Saúde, período em que implementou iniciativas significativas como o programa Mais Médicos e a expansão dos serviços oferecidos pela Farmácia Popular.

Em suas redes sociais, Padilha expressou sua gratidão ao presidente Lula pela nova função: “Fui convidado pelo presidente para ser ministro da Saúde e aceitei com muita honra essa nova missão. Como médico infectologista e ex-ministro, compreendo os desafios que este cargo impõe em um país com mais de 100 milhões de habitantes e um sistema público de saúde universal e gratuito. A prioridade será fortalecer o SUS, especialmente na redução dos tempos de espera para atendimento”.

O novo ministro também fez questão de reconhecer o trabalho realizado por Nísia Trindade, destacando sua dedicação à frente da Fiocruz e do Ministério da Saúde. “Nísia deixa um legado importante na reconstrução do SUS após gestões que negligenciaram a saúde pública e resultaram em inúmeras perdas”.

Além disso, Padilha agradeceu pela confiança recebida para liderar as Relações Institucionais nos últimos dois anos e enfatizou a importância de restaurar as relações institucionais no Brasil após um período marcado por tensões políticas. Ele ainda manifestou sua gratidão às entidades municipalistas e aos líderes legislativos que colaboraram durante sua gestão anterior.

 

Leia também: https://bntonline.com.br/sefa-do-parana-anuncia-edital-para-contratacao-de-consultores-em-contabilidade/

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Operação da PRF resulta em apreensão de 11,9 toneladas de drogas na fronteira Motorista se joga de caminhão em chamas para se salvar Previsão do tempo para quinta-feira (06/02) Alagamento na Avenida Dom Geraldo Pellanda em PG Previsão do tempo para terça-feira (28/01) Tentativa de roubo no Centro de PG Previsão de hoje (24)