Campos Gerais Destaque

Alunos de Castro vão conhecer espécies em extinção em visita ao zoológico de Curitiba

A visita faz parte do projeto de Educação Ambiental que visa a conservação dos muriquis-do-sul, unindo esforços da Copel, IAT, Lactec e Secretaria do Meio Ambiente de Curitiba e de Castro

Estudantes do 4° e 5° ano do Ensino Fundamental da rede pública de Castro, vão trocar nesta segunda-feira (28) a sala de aula pelo zoológico de Curitiba. Os alunos vão conhecer de pertinho a família de muriquis-do-sul (Brachyteles arachnoides) — ou mono-carvoeiros que o zoo abriga.

A visita faz parte do projeto de Educação Ambiental que visa a conservação dos muriquis-do-sul, unindo esforços da Copel, do Instituto Água e Terra (IAT), da Secretaria do Meio Ambiente de Curitiba e de Castro, sendo executado pelo Instituto de Pesquisa Privado (Lactec).

“O objetivo é conscientizar e sensibilizar alunos e professores das regiões onde os monos vivem, como acontece em Castro, uma vez que essa é uma espécie ameaçada de extinção e contemplada em um Plano de Ação Nacional de proteção”, afirma a bióloga da Copel, Júlia Santos.

O projeto começou com a formação de professores, realizada em abril por profissionais do Lactec e da Prefeitura de Curitiba, e um desafio de desenhos para os estudantes. Os desenhos selecionados formaram um calendário que será lançado em 2024.

A população dos muriquis-do-sul é pequena e corre perigo de desaparecer. De acordo com a gerente de Meio Ambiente do Lactec, Michela Scupino, as ações de educação ambiental e monitoramento contribuem para a conservação da espécie, repercutindo em diferentes áreas.

“O muriqui-do-sul é um dos maiores primatas das Américas e precisa de porções conservadas de floresta para sobreviver. Diferentes pressões incidem sobre a espécie, dentre as quais se destaca a redução das áreas de vida por meio do desmatamento. Por isso, este projeto de Educação Ambiental é tão importante, pois une o social e o ambiental em prol da conservação da espécie”, diz.

Estima-se que existam aproximadamente 60 indivíduos na região foco do estudo. O número é resultado das pesquisas feitas pela equipe de Meio Ambiente do Lactec nos últimos anos, sendo um dado de grande importância para as pesquisas que são feitas visando a conservação do muriqui-do-sul.

Leia também: Começa o leilão para nova concessão de rodovias do Paraná


AEN

AEN

Agência Estadual de Notícias do Estado do Paraná.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone