O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informou na terça-feira (25) que 16 países já retiraram as restrições à importação de carne de frango brasileira, após o Brasil retomar o status de livre da gripe aviária. A medida ocorre após o cumprimento de protocolos internacionais de segurança sanitária.
A lista atualizada inclui Argélia, Bolívia, Bósnia e Herzegovina, Egito, El Salvador, Iraque, Lesoto, Líbia, Marrocos, Mianmar, Montenegro, Paraguai, República Dominicana, Sri Lanka, Vanuatu e Vietnã.
O Brasil foi oficialmente reconhecido como livre da influenza aviária no último dia 18, após 28 dias sem novos casos registrados em granjas comerciais. O único caso confirmado em criação comercial ocorreu em Montenegro (RS), em 16 de maio. A desinfecção da granja foi concluída ainda em maio.
Apesar do avanço, 14 países e a União Europeia ainda mantêm embargo total à carne de frango brasileira. Outros 19 países, incluindo o Reino Unido, impõem restrições apenas ao produto proveniente do Rio Grande do Sul. Catar, Emirados Árabes e Jordânia restringem somente as cargas originadas do município de Montenegro.
O Ministério segue em diálogo com os países importadores para fornecer informações técnicas e garantir a retomada plena das exportações. “As ações adotadas visam garantir a segurança sanitária e a retomada segura das exportações o mais breve possível”, diz a nota oficial.
O que é a gripe aviária?
A gripe aviária, ou influenza aviária, é uma doença viral que afeta principalmente aves, mas que também já foi registrada em mamíferos. A transmissão pode ocorrer por contato direto com animais doentes ou por meio de água e objetos contaminados.
Segundo o Mapa, o consumo de carnes e ovos continua seguro, desde que os alimentos sejam bem cozidos.
Leia mais: Casal suspeito de assassinato em PG é preso; um homem segue foragido
Comentar