As Unidades Sentinelas Rômulo Pazzinato, Luís Conrado Mansani e Cyro de Lima Garcia terão os seus atendimentos à dengue encerrados nesta quinta-feira (15). Isso ocorre pela diminuição de atendimentos aos casos com sintomas de degue desde a 2ª quinzena de julho e também pelo fim do DecretoEmergencial do Município.
A população com sintomas da doença poderá procurar a sua unidade ~de referência para a realização de atendimentos. As unidades de saúde atenderão sintomáticos e direcionarão conforme protocolo municipal a partir de sexta-feira (16). Vale ressaltar que os sintomas em casos suspeitos de dengue são febre, náusea, vômito, manchas avermelhadas na pele, dor muscular, dor nas articulações, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e baixo nível de glóbulos brancos no sangue.
Além disso, é importante se prevenir e evitar a ploriferação do mosquito Aedes Aegypti. As formas de prevenção são: eliminar água parada que pode se tornar um possível criadouro, não juntar utensílios e vasilhas que possam acumular água, manter o quintal limpo, recolher e armazenar corretamente o lixo doméstico, não jogar lixo em terrenos baldios, construções ou praças e permitir o acesso do agente de zoonoses em sua residência ou em seu estabelecimento comercial.
Leia mais: Paraná tem menor indíce de desemprego em 10 anos
Com supervisão de Kauana Neitzel