O Brasil subiu cinco posições no ‘Ranking da Felicidade’, realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), divulgado nesta quinta-feira (21). De acordo com o ranking, o Brasil é o 44º país ‘mais feliz do mundo’.
No topo da lista, a Finlândia ocupa pelo sétimo ano seguido o posto de país mais feliz do mundo. Dinamarca, Islândia, Suécia e Israel, que vive em tempos de guerra contra o grupo terrorista Hamas, fecham o top 5. Completam o top 10 a Holanda, Noruega, Luxemburgo, Suíça e Austrália.
Países como Estados Unidos (23º), Alemanha (24º), França (27º), Argentina (48º) e China (60º) ficaram longe da ponta da tabela. Na parte de baixo do ranking, o Afeganistão foi classificado como a nação mais ‘infeliz’ do mundo, em 143º.
Como é medido
O World Happiness Foundation , responsável pelo levantamento, entrevista cerca de 100 mil pessoas para desenhar o mapa da felicidade mundial. Fatores como o PIB per capita, a esperança de vida saudável, o apoio social, a liberdade, a generosidade e a ausência de corrupção também são considerados.
Leia também: Cerca de 89 mil alunos do ensino médio estão aptos a receber o ‘Pé-de-Meia’ no Paraná