Entretenimento

Calendário astronômico de outubro tem chuva de meteoros e eclipse “anel de fogo”

chuva-meteoros-orionideas
Observatório Heller & Jung / Divulgação
Outubro será especial para quem ama astronomia, com eventos como o eclipse "anel de fogo" e uma superlua. Confira os detalhes no calendário astronômico

Outubro reserva grandes eventos para os entusiastas da astronomia. Neste mês, estão previstos um eclipse solar conhecido como “anel de fogo”, uma superlua e uma tradicional chuva de meteoros. Confira os detalhes no Calendário Astronômico.

Vale lembrar que as datas e horários mencionados são baseados no fuso horário de Brasília (DF) e podem variar um pouco conforme a localização do observador.

Calendário astronômico de outubro

2 de outubro: Eclipse solar anular – como o último visível do Brasil, que se deu no ano passado, também chamado de “Anel de Fogo”.

De acordo com o site Space.com, o eclipse solar anular de outubro será visível para aqueles dentro de um amplo caminho através do Oceano Pacífico e do sul da América do Sul.

No ponto máximo do eclipse no Pacífico, a Lua cobrirá 93% do centro do Sol, e o “Anel de Fogo” ficará visível por 7 minutos e 25 segundos.

Leia mais: O que realmente foi visto em Curitiba? um ovni? um balão?

Aqui do Brasil ele até será visto, mas não como anular e sim como parcial. De acordo com o Observatório Nacional, quanto mais ao sul, melhor será a visualização.

2 de outubro: A Lua Nova chega no dia 2 às 15h50.

8 de outubro: Chuva de meteoros Draconídeos, ela recebe esse nome em associação à constelação de Draco (ou Dragão), onde fica sua radiante (mais precisamente, próximo à cabeça do dragão).

Considerada uma chuva de meteoros de curta duração, ela ficará ativa entre os dias 6 e 10 de outubro, com o ápice no dia 8, mas talvez fruste as expectativas dos brasileiros, já que normalmente não é vista daqui.

Mas se você ainda quiser tentar flagrar alguma “estrela cadente” da chuva Draconídeos, tente encontrar em algum lugar com céu bem escuro, um horizonte desobstruído e quase nenhuma poluição luminosa.

Certifique-se de que não há fontes diretas de luz em seus olhos, para que você possa se adaptar totalmente às condições locais e tentar fazer com que os meteoros mais fracos se tornem visíveis.

10 de outubro: A Lua Crescente chega às 15h56.

10 outubro: Europa Clipper. A missão será enviada para Júpiter com previsão de chegada ao planeta em 2030. A sonda irá orbitar Júpiter por quatro anos, realizando 49 sobrevoos pela lua Europa, para investigar a habitabilidade do satélite utilizando seus nove instrumentos.

Cada um dos instrumentos presentes na sonda enviada para a lua Europa contará com instrumentos que irão desempenhar uma função, permitindo que os objetivos da missão de investigar a habitabilidade e a geologia do satélite sejam alcançados.

17 de outubro: A Lua Cheia chega às 08h27.

17 de outubro: Superlua do Caçador. Mais uma superlua, a segunda oficialmente. A Lua atinge o perigeu no dia 16, às 21h50, e fica totalmente cheia no dia seguinte, às 8h26.

De forma bem simples e resumida, uma Superlua ocorre quando o nosso satélite natural chega à fase completa em até 24 horas antes ou depois de atingir sua aproximação máxima com a Terra (ponto chamado de perigeu).

20 e 21 de outubro: Chuva de meteoros Oriônidas. Todos os anos, no mês de outubro, a Terra atravessa a nuvem de detritos deixada pelo cometa Halley em suas primeiras passagens pelo Sistema Solar interno. Quando esses resíduos atingem a atmosfera do nosso planeta, ocorre a chuva.

Mesmo sendo uma chuva com radiante no hemisfério norte celeste, ela geralmente apresenta taxas muito boas para o Brasil. A chuva está visível desde 26 de setembro, mas tem seu pico entre 20 e 21 de outubro.

24 de outubro: A Lua Minguante chega às 05h05.

Com informações Olhar Digital

Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG Entenda sobre a Central de leitos no PR