SEXTA-FEIRA · 26 JUN 2026Ponta Grossa 16°C ☁️
Publicidade
Ponta Grossa

Câmara aprova programa que prevê instalação gratuita de caixas d’água em PG

Programa Caixa D’Água Solidária em Ponta Grossa prevê instalação gratuita de reservatórios para até 3,5 mil famílias vulneráveis.

Câmara aprova programa que prevê instalação gratuita de caixas d'água em PG
Foto: Ilustrativa
Publicidade

O Programa Caixa D’Água Solidária em Ponta Grossa avançou nesta quarta-feira (17), após a Câmara Municipal aprovar em primeira discussão o Projeto de Lei 155/2026. A iniciativa prevê o fornecimento e instalação gratuita de reservatórios de água potável para famílias em situação de vulnerabilidade social, buscando ampliar a segurança hídrica no município.

De autoria do Poder Executivo, o projeto altera a Lei Municipal nº 15.615/2025 e atende às medidas previstas no Aditivo ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o Ministério Público do Paraná (MPPR), Município de Ponta Grossa e Sanepar.

A proposta estabelece a implantação de até 3.500 kits de reservação domiciliar nos próximos quatro anos. O objetivo é atender residências que possuem ligação regular de água, mas ainda não contam com caixa d’água instalada.

Conforme o texto aprovado pelo Legislativo, poderão participar do programa famílias com renda bruta mensal de até três salários mínimos, residentes em imóveis urbanos e sem reservatório domiciliar.

O projeto também prevê critérios de prioridade para atendimento de idosos, crianças, gestantes, pessoas com deficiência, mulheres em situação de violência e famílias inscritas no Cadastro Único.

Como vai funcionar o Programa Caixa D’Água Solidária

A coordenação do Programa Caixa D’Água Solidária  ficará sob responsabilidade da Superintendência de Habitação, ligada à Secretaria Municipal da Família e Desenvolvimento Social.

O trabalho contará com apoio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), da concessionária estadual de saneamento e de outros setores da administração municipal.

O processo para receber o benefício envolverá solicitação da família interessada, análise socioeconômica, vistoria técnica para verificar a possibilidade de instalação, aprovação do cadastro, execução do serviço e vistoria final.

O benefício será gratuito e inclui tanto o fornecimento da caixa d’água quanto a instalação completa do equipamento, seguindo as normas técnicas de segurança.

Segundo a Prefeitura, além de reduzir os impactos causados por eventuais períodos de desabastecimento, a iniciativa busca melhorar as condições sanitárias das famílias beneficiadas.

Na justificativa enviada ao Legislativo, a prefeita Elizabeth Schmidt destacou que o projeto cumpre compromissos assumidos pelo Município e busca garantir mais segurança às famílias que não possuem condições de instalar reservatórios próprios.

“Trata-se de uma medida que promove segurança hídrica, fortalece a saúde pública e assegura dignidade às famílias mais vulneráveis, especialmente diante das recorrentes interrupções no abastecimento”, afirmou a prefeita.

Leia também:  Parque Vila Velha adere à campanha PG Sem Frio e se torna ponto de arrecadação

Tags
Fabiano Blageski
Autoria
Fabiano Blageski
Radialista em Ponta Grossa, atuou em rádios, TV e sites, com experiência no microfone e nos bastidores. Apaixonado por comunicação, entretenimento e notícias, também é promoter de eventos, assessor de imprensa, destacando-se pela versatilidade e busca constante por aprendizado.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →