Edit Template
Política Ponta Grossa

Câmara aprova projeto que propõe reformas administrativas em Ponta Grossa

camara municipal Boca no Trombone camara municipal
Foto: Divulgação/CMPG
Publicidade

A Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) aprovou em primeira discussão com 15 votos favoráveis, na sessão ordinária desta segunda-feira (3), o Projeto de Lei nº 377/2025, que propõe uma ampla reorganização administrativa no Poder Executivo. O projeto havia sido encaminhado em regime de urgência à Câmara Municipal, com pedido de apreciação pelos vereadores para que as novas diretrizes administrativas passem a vigorar a partir de 1º de janeiro de 2026.

O texto, assinado pela prefeita Elizabeth Schmidt (União), extingue a Fundação Municipal de Saúde, transfere atribuições para a Secretaria Municipal de Saúde e redefine a estrutura de infraestrutura e planejamento urbano do município.

De acordo com a proposta, a Secretaria Municipal de Saúde passa a ser a sucessora legal de todos os compromissos, programas e projetos antes mantidos pela Fundação, inclusive aqueles vinculados a repasses dos governos estadual e federal. O objetivo, segundo a mensagem encaminhada ao Legislativo, é adequar o quadro normativo às exigências técnicas para a elaboração do Plano Plurianual (PPA 2026-2029)Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA), garantindo maior eficiência e transparência na gestão pública.

Confira mais matérias sobre Ponta Grossa (Clique aqui).

O projeto também altera a nomenclatura da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Planejamento, que passa a se chamar apenas Secretaria Municipal de Infraestrutura. Com isso, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa (IPLAN) absorve os setores de Cadastro Técnico Municipal (CTM)Departamento de Planejamento Urbano e Projetos e Superintendência de Urbanismo, concentrando as atividades relacionadas ao planejamento territorial e urbano.

A proposta reforça que as mudanças não geram novas despesas, pois utilizam a estrutura e os recursos já existentes, em conformidade com a Lei de Responsabilidade Fiscal. Segundo a mensagem nº 099/2025, a atualização é necessária para “garantir a melhor prestação dos serviços públicos e adequar o funcionamento administrativo às novas demandas orçamentárias do município”.

About the author

Yuri Silva

Yuri Silva

Sou formado em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Sou jornalista do portal BnT. Possuo aptidão em comunicação textual, verbal e afins. Possuo um apreço especial pelo jornalismo esportivo.

Add Comment

Click here to post a comment

Web Stories

Publicidade

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba um e-mail exclusivo com as principais notícias do Portal Boca no Trombone.

    Publicidade
    Publicidade
    📢 Dia do Rio Tibagi reforça importância e beleza do Rio Tibagi. 📢 PG fortalece Rede de Enfrentamento à violência doméstica. 📢 Natal de Castro terá túnel de luzes em rua histórica do comércio. 📢 Teka dos Animais defende lei que proíbe condenados por maus-tratos de ocupar cargos públicos. 📢 ACIPG Jovem comemora 40 anos com evento aberto ao público em Ponta Grossa. 📢 Município Piraí do Sul promove feira para divulgar rede de saúde e incentivar prevenção. 📢 Ponta Grossa inova com plataforma digital para emissão de documentos.