Política

Câmara de PG aprova novas regras de validade do Alvará de Construção

Ponta Grossa Boca no Trombone WhatsApp Image 2025-06-20 at 180735
Foto: Guilherme Matavelli
A proposta busca ajustar prazos conforme a área da obra, estabelecer critérios para prorrogações e reforçar determinações relacionadas à execução de construções.

A Câmara Municipal de Ponta Grossa aprovou, na sessão ordinária desta segunda-feira (30), um projeto de lei que traz nova regulamentação sobre a validade dos Alvarás de Construção no município. Proposto pelo presidente da Casa, Julio Kuller (União Brasil), e o vereador Pastor Ezequiel (DC), o projeto 207/2025 busca ajustar os prazos conforme a área da obra, estabelecer critérios para prorrogações e reforçar determinações relacionadas à execução de construções.

Leia mais: Protetores reclamam de falta de vagas para castração de animais em PG

O projeto altera o artigo 52 do Código de Obras e Edificações (Lei nº 14.522, de 23 de dezembro de 2022). Com a nova redação, os prazos de validade dos Alvarás de Construção passam a variar conforme a metragem da área a ser construída. A tabela aprovada estabelece:

  • Até 1.000 m²: 2 anos
  • De 1.000,01 m² a 10.000,00 m²: 3 anos
  • De 10.000,01 m² a 100.000,00 m²: 4 anos
  • Acima de 100.000,01 m²: 5 anos

Os prazos poderão ser prorrogados uma única vez, por igual período, desde que o pedido seja protocolado dentro do prazo de validade e com as obras já iniciadas.

A legislação aprovada também define regras para a renovação de alvarás emitidos anteriormente e que ainda estejam vigentes, permitindo que seus prazos sejam atualizados conforme a nova tabela, mediante processo administrativo junto ao órgão gestor municipal de urbanismo.

Outros pontos da nova norma tratam da revogação automática do alvará e da aprovação do projeto caso a obra não seja iniciada dentro do prazo, critérios para considerar o início ou abandono da obra, e exigência de cronograma para possíveis extensões de prazo além dos definidos na lei.

De acordo com a justificativa do projeto, a mudança tem o objetivo de facilitar a aplicação do Código de Obras e de Edificações do município, para otimizar os procedimentos administrativos e oferecer maior clareza quanto aos prazos e obrigações legais relacionados à construção civil.

O projeto, aprovado com 14 votos em primeira discussão, vai passar por nova discussão no plenário e caso aprovado em nova discussão pelos vereadores, o texto segue para sanção ou veto do Poder Executivo. 

Vinicius Sampaio

Vinicius Sampaio

Sou formado em Jornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Sou repórter do jornal Boca no Trombone, responsável por policial, esportes e política. Facilidade em comunicação visual, textual e verbal. Possuo conhecimento e um apreço especial por jornalismo de dados.

Comentar

Clique aqui para comentar

Web Stories

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

[sibwp_form id=2]
google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

📢 Novo painel interativo vai facilitar acesso às informações de contratos da prefeitura 📢 GCM detalha operação que acabou em quatro prisões em Ponta Grossa 📢 INSS inicia ressarcimento de descontos ilegais a partir do dia 24! 📢 Ele detalhou o pacote com correção do IPTU, renegociação de R$ 303 milhões em dívidas e medidas para adequar PG à reforma tributária. 📢 POSTO MAHLE REAL E SUAS NOVIDADES, MUDANÇAS E INOVAÇÕES PARA O SEGUNDO SEMESTRE 2025 📢 Reserva recebe investimentos em infraestrutura, saúde e lazer: prefeito detalha ações 📢 Agroleite 2025: nova estrutura e expectativa de R$ 500 milhões em negócios