SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 12°C 🌦️
Publicidade
Política

Câmara discute medidas para proteger crianças na internet

Sessão será realizada nesta quarta-feira (20), em meio a denúncias sobre exploração infantil nas redes sociais e prisão de influenciador na última semana

CAMARA-DOS-DEPUTADOS
Reprodução
Publicidade

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), convocou para a próxima quarta-feira (20) uma sessão da comissão geral para discutir medidas de proteção à infância e adolescência na internet. A iniciativa surge após a repercussão de denúncias sobre a chamada adultização infantil em plataformas digitais. “Essa pauta não pode esperar, porque uma infância perdida não se recupera”, afirmou Motta.

Debate urgente e coletivo

A comissão será composta por parlamentares e especialistas convidados com o objetivo de elaborar propostas concretas para enfrentar a exposição de menores a conteúdos impróprios e práticas de exploração online. Segundo o presidente da Câmara, mais de 60 projetos de lei sobre o tema já foram protocolados na Casa.

Além disso, um grupo de trabalho será formado para estudar o assunto pelos próximos 30 dias, visando consolidar propostas legislativas.

Confira as últimas notícias policiais de Ponta Grossa 

Influenciador expôs conteúdos impróprios

O debate ganhou força após o influenciador Felca Bress denunciar perfis que divulgam vídeos com crianças e adolescentes em situações inadequadas — dançando com pouca roupa, falando de sexo ou imitando comportamentos adultos para fins de monetização.

A prática, conhecida como adultização infantil, tem gerado preocupação entre autoridades e sociedade civil. Os conteúdos, segundo denúncias, geram lucro para os administradores dos canais enquanto colocam em risco a integridade de menores de idade.

Leia também: Roblox: procuradoria dos EUA alerta sobre predadores no jogo

Governo promete projeto para regular redes sociais

Em paralelo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o governo vai enviar ao Congresso uma proposta para regulamentar as redes sociais no Brasil. Em entrevista à rádio BandNews, Lula defendeu que o ambiente digital não pode ser um espaço sem regras. “É preciso criar o mínimo de comportamento e de procedimento no funcionamento de uma rede digital.”

Lula citou o caso denunciado por Felca como exemplo da urgência em garantir segurança para crianças e adolescentes, e criticou a falta de responsabilização das plataformas por conteúdos prejudiciais. “Isso não é possível. Por isso é que nós vamos regulamentar”, disse o presidente.

*Com informações da Agência Brasil

Lincoln Vargas
Autoria
Lincoln Vargas
Jornalista pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, trabalho em diversas frentes da área jornalística, mas com uma paixão especial pelo mundo do esporte. Além de fazer parte da redação do Portal BNT, também atuo como repórter setorista do Operário Ferroviário e repórter freelancer.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →