O programa Câmara Jovem, iniciativa de Educação Política da Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG), retoma as atividades nesta quinta-feira (31). Após uma pausa provocada pelo período eleitoral, os 19 vereadores jovens voltam a se reunir na sessão mensal do Câmara Jovem a partir das 14h30 no plenário da Casa de Leis – a sessão também será transmitida pelas redes sociais do Legislativo Municipal.
No retorno das atividades, os vereadores jovens irão discutir 19 projetos de lei (PLs) confeccionados pelos próprios, além de moções e indicações trazidas de suas respectivas comunidades escolares. Entre os projetos votados, há iniciativas que tratam do estabelecimento de tecnologias sustentáveis e de eficiência energética na cidade, iniciativas que tratam do descarte de resíduos e um projeto que trata da capacitação para uso de tecnologias nos serviços públicos municipais.
Leia também: Câmara aprova lei que concede anistia fiscal para igrejas e templos religiosos de PG
Para o coordenador do projeto e diretor de imprensa da Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG), Afonso Verner, o retorno irá consolidar a contribuição do Câmara Jovem ao município. “Após um hiato necessário nas sessões do programa, retomamos o trâmite normal das sessões e dos debates tão importantes que estes jovens trazem do Legislativo”, conta Verner.
O coordenador ainda lembra que os vereadores jovens foram eleitos por suas comunidades escolares, através do voto na urna eletrônica, e estão sedentos para o retorno. “Nesse período de pausa no projeto vários vereadores desenvolveram iniciativas e observaram a disputa eleitoral convencional para trazer ideias para o Câmara Jovem”, conta o coordenador do projeto.
Já o presidente da Câmara, Filipe Chociai (PSD), lembra que a institucionalização do Câmara Jovem tem ajudado a aproximar o Legislativo de forma geral. “Contando as edições de 2023 e 2024, temos mais de 15 mil jovens impactados pelo programa. Vejo com muito orgulho a consolidação do programa como uma iniciativa que hoje é vista como essencial na cidade”, conta Filipe. O Câmara Jovem é realizado em parceria com a Vara da Infância e Juventude e com o Tribunal Regional Eleitoral.
Criação e institucionalização do programa
O Câmara Jovem foi criado por meio de um projeto de lei aprovado no Legislativo em 2017 – o projeto é de iniciativa de Geraldo Stocco e Vinícius Camargo. Em 2023, o programa teve sua primeira edição institucionalizada já com o Legislativo sob a presidência de Filipe Chociai.
Das assessorias
Siga o Portal Boca No Trombone no Instagram