Mais de 200 integrantes e apoiadores da Associação Amigos Autistas da Região de Castro (Amar-C) percorreram na manhã deste sábado (06) a principal rua da cidade com faixas e cartazes para celebrar o Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo, comemorado dia 02 de abril.
Comerciantes da rua Dr. Jorge Xavier da Silva também participaram da 4ª Caminhada do Autismo, decorando as vitrines com a cor azul, que faz referência à luta pelos direitos das pessoas autistas.
“Foi muito especial contar mais uma vez com tanta participação e acolhimento. Muitas escolas vieram com a gente, profissionais e familiares. É importante essa conscientização, para que a pessoa com autismo seja vista por toda a sociedade e incluída em todos os lugares”, afirma Angelita Schmidki, presidente da Amar-C e mãe do Diogo, de 21 anos.
Durante o trajeto de 1,4 Km, voluntários distribuíram panfletos, adesivos e levantaram cartazes sobre inclusão e respeito. A equipe da Amar-C reforçou também o convite para que pais e tutores preencham o formulário de cadastro da Associação, disponível no link da bio do Instagram @amarc_autismo.
“Nosso objetivo é levantar o número de autistas na cidade para que possamos levar esse dado aos representantes da Prefeitura, por exemplo. Com base nisso, podem ser definidas políticas públicas como a oferta de terapias e a garantia dos direitos dos autistas”, explica Carol Flugel, mãe do João Guilherme e secretária da Associação.
Amar-C integra famílias e profissionais em rede de apoio
“No início era um grupo de mães e profissionais, o Família Azul. Aí foram chegando mais e mais pessoas e quando a gente viu tava um grupo grande. Foi quando formamos a Associação”. O relato é da fonoaudióloga especialista em autistas e Alessandra Peixoto Bueno, especialista em autistas que está na Amar-C desde sua fundação. “Tudo o que a Associação faz é gratuito: acolhimento, palestras, orientação para professores e assistência de modo geral”, reforça.
O grupo de WhatsApp da Amar-C tem mais de 250 pessoas que cuidam de crianças e adultos autistas em Castro e outras cidades da região. Ele serve para troca de informações e conhecimento para combater o preconceito e ajudar as famílias a compreenderem o que é o autismo.
A Amar-C tem 12 pessoas na diretoria e mais inúmeros voluntários, como professores, psicólogos, psicopedagogos, médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e outros terapeutas que estão em contato direto com os pais e cuidadores de pessoas autistas.
O grupo também integra pessoas de outras cidades da região, como Piraí do Sul, Carambeí e Ponta Grossa. Para participar, o primeiro passo é entrar em contato com a diretoria da Amar-C pelo (42) 99969-0404.
Leia também: Athletico vence Maringá por 3 a 0 e conquista o 28º título do Paranaense