Na manhã desta terça-feira (15), o secretário municipal da Família e Desenvolvimento Social do Município de Castro, Günter Lesnau, concedeu entrevista ao BNT News para falar sobre os avanços do programa “Moradia Legal”, uma iniciativa do Tribunal de Justiça do Paraná em parceria com o G overno do Estado e a Prefeitura Municipal, que tem promovido a regularização fundiária de imóveis em todo o município.
Segundo Lesnau, nesta primeira etapa, 422 famílias serão contempladas com a documentação oficial de suas propriedades, o que representa um importante passo na inclusão social e cidadania dos moradores. A expectativa, segundo o secretário, é que a segunda fase do programa beneficie mais 500 famílias, totalizando aproximadamente mil regularizações.
“As propriedades estão espalhadas por toda a cidade, incluindo áreas anteriormente consideradas irregulares ou de risco. Nesta fase inicial, o distrito de Socavão já está sendo contemplado. Em etapas futuras, também serão incluídos os distritos de Abapã e Tronco”, explicou.
O secretário destacou que muitas das famílias aguardavam há anos por essa regularização. O processo, segundo ele, é complexo e envolve diversas etapas técnicas e burocráticas. “É um trabalho conjunto entre as secretarias municipais, o setor de habitação, assistência social, cartórios e empresas especializadas em geoprocessamento. É moroso, mas o resultado compensa: a pessoa recebe seu título e passa a ter segurança jurídica sobre o seu pedaço de chão”, afirmou Lesnau.
A entrega oficial dos títulos está marcada para o dia 25 de abril, às 19h, no Ginásio Pagnacco, com a presença de autoridades do Tribunal de Justiça, representantes do Governo do Estado e, possivelmente, do governador. “Vamos fazer um evento grande, que contemple todos esses munícipes”, afirmou.
Além do tema da regularização fundiária, Günter Lesnau também avaliou os primeiros 100 dias da atual gestão municipal, sob o comando do prefeito Reinaldo Cardoso. “Estamos em processo de transição, mas avançando com segurança. Já ampliamos o repasse para entidades assistenciais, com aumento de cerca de 33% nas subvenções, especialmente para áreas como atendimento ao idoso e proteção à criança e adolescente.”
Entre as metas da Secretaria para 2025, o secretário destacou a reestruturação dos CRAS e CREAS, com foco em maior resolutividade no atendimento social, além do fortalecimento do Cadastro Único, considerado a principal ferramenta de acesso aos programas sociais.
Günter finalizou a entrevista reforçando a importância da parceria entre o poder público e a imprensa. “Essa relação dá mais transparência e leva a informação correta à população. Isso é essencial para construirmos um município mais justo e informado.”
Assista a entrevista
Leia também 24ª Oranjefeest vai acontecer no dia 26 de abril em Castro