Foram realizadas mais ações do Programa PlanificaSUS na 3ª Regional de Saúde. Na última semana, Ponta Grossa e Castro receberam workshop sobre “Segurança do Paciente”.
Participaram integrantes da Atenção Primária à Saúde (APS), Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) e Atenção Hospitalar (AH). “O Planifica é uma estratégia de educação permanente que busca consolidar a operacionalização plena da Rede de Atenção à Saúde (RAS), por meio da Planificação da Atenção à Saúde (PAS)”, esclarece a enfermeira do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde), Sabrina Dátola.
Leia também: PG começa a receber novos profissionais do Programa Mais Médicos
Os treinamentos do programa tiveram início no mês de maio na 3ª Regional. Primeiramente foram pesquisados dados para levantamento do diagnóstico de saúde. A territorialização, carteira de serviço, contatos da APS e mapas de apoio foram mapeados. “Além disso, houve a criação do plano de ação”, recordou a enfermeira.
Para os participantes, os workshops estão sendo “de grande valia”. “Em nosso trabalho dentro da área ambulatorial, atendemos, além das linhas de cuidado do Programa Qualicis, os eletivos com os especialistas, gerando uma demanda grande de usuários, que, diariamente, percorrem o Ambulatório”, conta, destacando o tema da última oficina: a segurança dos pacientes.
Conforme a enfermeira do Cimsaúde, o desenvolvimento de novas competências, habilidades e atitudes, são o foco das oficinas. “É um processo para que as equipes possam organizar, qualificar e integrar os processos de toda a Rede, com foco nas necessidades de saúde dos usuários”, aponta.
Planifica
O PlanificaSUS é executado pelo Hospital Israelita Albert Einstein, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Ele foi criado para reorganizar o atendimento à saúde integrando equipes técnicas e gerenciais que atuam nesses serviços, com foco nas necessidades de saúde dos usuários.
Para a diretora do CimSaúde, Pâmella Costa, por meio do PlanificaSUS, é possível aproximar os serviços de Saúde da população com atenção especializada. “É um projeto que exemplifica a essência do SUS, envolvendo os níveis de atenção primário e secundário, com foco no trabalho em Rede de Atenção à Saúde”, finaliza.