Destaque Ponta Grossa

Católicos se unem para preparação de tapetes para a procissão de Corpus Christi em PG

Fotos: Arquivos paróquias e Sejule Legião de Maria
Procissão de Corpus Christi ocorrerá em Ponta Grossa com participação de 32 organismos católicos. Tapetes serão confeccionados.

A tradicional procissão de Corpus Christi, realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte de Pentecostes, será neste dia 8, a partir das 14h30, em Ponta Grossa, com saída da frente do Lar São Vicente de Paulo de assistência a idosos, na Rua Júlio de Castilho. São pouco mais de 3,5 quilômetros até a Rua Benjamin Constant. O trajeto da procissão é ornamentado por representantes de 32 organismos católicos.

E a preparação para a Solenidade de Corpus Christi da parte das paróquias, movimentos e associações católicos já está a todo o vapor.  Na Paróquia São Pedro Apóstolo, no Sabará, a preparação da serragem começou no último sábado, a partir das 14 horas.

Os jovens da Secretaria da Juventude Legionária (Sejule) e alguns adultos da Legião de Maria passaram também o final de semana fazendo as formas em caixas de leite que são coladas nos desenhos, feitos anteriormente. Nas formas será colocada serragem pintada. A serragem foi pintada na tarde desta segunda-feira (5).

O trabalho continuaria na noite de hoje e, se for o caso, prossegue amanhã à tarde. Os preparativos acontecem na Capela Santa Mãe de Deus, no Cará-Cará, e na Paróquia São José/Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Leia também: Curso de jornalismo da UEPG lamenta morte do jornalista Helcio Luiz Wendler Kovaleski

A preparação entre os paroquianos da Nossa Senhora de Medianeira, no Boa Vista, inicia na noite desta segunda-feira, prossegue amanhã, às 19h30 e termina na Benjamin Constant, na manhã de quinta-feira, quando será estendido o tapete.

A grande novidade este ano, na Paróquia São Sebastião/Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida é a atitude de uma senhora piedosa, que se disponibilizou a espalhar essência de rosas em toda extensão do tapete, na quadra da paróquia/santuário. “Ela prometeu que tudo estará com odor de rosas para nosso Senhor passar”, comenta o acólito Tiago, destacando que a decoração terá o capricho de sempre, com um tapete em homenagem ao bispo Dom Sergio Arthur Braschi

No também Santuário Diocesano, mas à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro/Paróquia São José, os preparativos começaram há 20 dias, com a solicitação de fotografias dos paroquianos e suas famílias. Segundo a coordenadora do Conselho Pastoral Paroquial, Juliane Pacheco Kossemba, será montado um grande álbum de família.  “Da família de São José”, destaca, citando que a montagem iniciou na semana passada.

A procissão de Corpus Christi atrai às ruas, em média, 50 mil pessoas, que saem caminhando com o Santíssimo Sacramento pela Júlio de Castilho, Balduíno Taques, Vicente Machado e se concentram na Rua Benjamin Constant para a bênção final, feita pelo bispo Dom Sergio.

Os tapetes têm a largura de 1,5 metros e terão como tema de decoração e reflexão: ‘Eucaristia, pão da vida: comunhão, graça e missão’. O gesto concreto escolhido este ano é em prol do Hospital do Coração Bom Jesus, visto as dificuldades econômicas nestes últimos meses.

O hospital é uma entidade beneficente, filantrópica e religiosa, pertencente à Congregação das Irmãs Servas de Maria Imaculada. Poderão ser doados cobertores, mantas de casal, toalhas de banho brancas e fraldas geriátricas. No trajeto da procissão haverá pontos de coleta, com carros identificados. Doações poderão ser feitas via a chave PIX: [email protected]

Pela Diocese

Em Tibagi, a Paróquia Nossa Senhora dos Remédios realizará a procissão por 600 metros, saindo da igreja matriz, logo depois da missa das 15 horas. Até quarta-feira, uma ação solidária estará coletando cobertores e mantas, que, esse ano, enfeitarão as vias do trajeto. Cobertores e desenhos feitos em cartolina.  Haverá missa também às 8h30.

As quatro paróquias de Castro se unirão para celebrar Corpus Christi. A procissão sairá da Perpétuo Socorro, às 15 horas, e seguirá em direção à Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, na Vila Rio Branco, onde será dada a bênção final, em frente à praça.

União também em Telêmaco Borba, onde as paróquias Nossa Senhora de Fátima e São Pedro e São Paulo receberão seus paroquianos para a Santa Missa, às 15 horas na matriz Nossa Senhora de Fátima, para, em seguida, sair em procissão.

O trajeto percorre toda a Avenida Chanceler Horácio Laffer até o cruzeiro, onde se encerra com a bênção. Os paroquianos também estarão juntos, a partir das 7 horas, na avenida, para a confecção dos tapetes, momento de partilha e solidariedade.

A Paróquia Menino Deus, em Piraí do Sul, fará a procissão de Corpus Christi, na quinta-feira, a partir das 15 horas, com saída da Igreja São José em direção à matriz. O trajeto terá aproximadamente 1,1km. Como gesto concreto pede-se a doação de fraldas descartáveis, lenço umedecido e roupa de bebê para a Pastoral da Criança.


Das assessorias

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Feminicídios registrados em Ponta Grossa em 2024 Como consultar local de votação Eventos astronômicos em setembro Propostas dos candidatos à prefeitura de PG Denúncia de violência contra mulher Curiosidades de Ponta Grossa – 201 anos Cronograma de oficinas EFAPI