#VCcomaBNT

Cavalo ferido é encontrado em vila de PG e população cobra a quem recorrer

BOA NOITE! O ESPORTE EMOÇÃO NO BNT ESTÁ NO AR (1)
Populares tentaram acionar as autoridades competentes para o recolhimento do animal ferido, mas órgão responsável não funciona no fim de semana

Moradores do Campo Belo, na região de Uvaranas, enviaram denúncias ao portal BNT após dificuldades em solicitar recolhimento de um cavalo ferido que circulava pela região neste domingo (03).

Segundo o relatado, o animal estava andando pelo local durante a tarde de hoje. Ele estava com um ferimento grande e profundo na região da cabeça, além de apresentar sangramentos. O dono do animal não foi identificado. 

Diante da situação, os populares tentaram acionar as autoridades competentes para o recolhimento do animal ferido. No entanto, o Centro de Referências para Animais de Risco (CRAR) de Ponta Grossa não funciona aos finais de semana, deixando uma lacuna no atendimento destes casos nos sábados e domingos. O portal BNT solicitou informações com a Prefeitura para questionar sobre a situação, mas não obteve retorno.

Também foi entrado em contato com a Guarda Civil Municipal (GCM), que comunicou que o órgão é responsável por atuar contra o tutor responsável pelos maus-tratos, e não pelo recolhimento do cavalo em si. 

A reportagem também conseguiu acionar uma equipe do CRAR, que comunicou que iria até o local. Contudo, segundo os moradores, algumas pessoas que passavam pela região recolheram o animal por conta e o levaram para atendimento.

Como denunciar

A população pode acionar o CRAR por meio do telefone (42) 3220-1000 no ramal 4072, em caso de animais soltos, abandonados ou em situação de maus-tratos. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 08h às 15h30.

A Guarda Civil de Ponta Grossa também recebe denúncias de maus tratos e pode ser acionada através do telefone 153 ou pelo WhatsApp (42) 99155-1024.

O Código Municipal de Proteção aos Animais prevê que qualquer situação de abandono ou maus tratos de animal é crime. Abandoná-los em vias públicas é configurado crime ambiental pela Lei 9605/98, o que dá uma detenção de 3 meses a 1 ano, mais multa. 

Leia também: Quem fiscaliza os cavalos abandonados em Ponta Grossa?


BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG Entenda sobre a Central de leitos no PR